Cultura, discurso e mídia reúnem pesquisadores em Santa Catarina

O 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e a 1ª Jornada de Pesquisas em Curso, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho de 2012, pretende congregar pesquisadores do Sul e do Sudeste do país que estejam discutindo a imbricação do Discurso, da Cultura, das Artes e das Mídias.

No escopo das pesquisas discutidas durante esse evento, intenta-se buscar dispositivos contemporâneos de análise a respeito dos processos de formulação e circulação do conhecimento nas áreas envolvidas. Pensa-se em reunir um grupo multidisciplinar que busque a pesquisa e a inovação dos objetos culturas e mídias, partindo de um enfoque discursivo.

A Unisul, por meio do Programa Pós Graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL, tem desenvolvido pesquisas integradas e interinstitucionais tanto em Análise do Discurso, quanto na área Cultural, das Mídias e das Redes de informação. Esse evento irá discutir não apenas um percurso das pesquisas já realizadas, mas também, a possibilidade de novas redes de pesquisas em Discurso, Cultura e Mídia em sua relação de reciprocidade.

Assim sendo, a temática desse evento procura tratar a mídia em seu processo de transformação do/nos processos de comunicação e suscitando interações entre os atores sociais. As pesquisas sobre as mídias contemporâneas e de diferentes épocas em seus processos de constituição de textos e discursos em múltiplas materialidades (verbal, visual, sonora, gestual, etc.) contribuem para aprofundar o conhecimento das relações entre os estudos interdisciplinares das Ciências. Permitem a compreensão dos processos, do lugar, da memória, da produção de sentido e da singularidade histórica de produções da cultura mundializada. Analisar as diferentes discursividades constitutivas e seus diferentes gêneros, discutindo pesquisas nessa área, é o principal intento desse evento e, desta forma, intensificar a interlocução entre pesquisadores.

Os eventos que contam com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), serão realizados no campus Grande Florianópolis da Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul (na Pedra Branca, em Palhoça).

As inscrições são gratuitas.

Mais informações: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/seminario/2012_05.htm

Fonte: Assessoria de imprensa da UNISUL