O Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa tem novo presidente. Em eleição realizada hoje (sexta-feira 8), durante o Fórum Nacional de CT&I, que ocorre em Salvador (BA), o professor Sergio Gargioni foi escolhido como novo dirigente da entidade. A votação foi feita por presidentes e representantes das Faps de todo o país.
Gargioni estará a frente do Conselho pelos próximos dois anos. Segundo ele, o objetivo é dar continuidade e concretizar ações implementadas pelo professor Mário Neto Borges, que presidiu o Confap nos últimos quatro anos. “Fico muito contente por ter sido lembrado pelos meus pares nesta importante missão. Todos nós teríamos competência para dirigir, mas é muito importante ter disponibilidade para abraçar essa responsabilidade”, ressaltou. Ele disse ainda que é uma pessoa muito dedicada e que fará o seu melhor neste cargo.
O presidente eleito destacou que sua gestão seguirá três linhas principais: administrativa (com melhorias nas operações e processos burocráticos), estratégica (foco no diálogo permanente, representação e articulação com entidades nacionais e internacionais) e política (consolidando a presença do Confap no setor de ciência, tecnologia e inovação).
Mário Neto Borges chamou a atenção para a importância da rotatividade de regiões representadas na presidência do conselho e disse que “estabelecer o diálogo entre as várias regiões, chegando a um consenso entre as Faps é fundamental”.
A vice-presidência do Confap permanece com o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, professor José Ricardo de Santana.
Fonte: Site do Confap