Reitor da UFSC Alvaro Prata assumirá cargo em Brasília

Convidado pelo ministro Marco Antonio Raupp, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Alvaro Toubes Prata, assumirá a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em substituição a Ronaldo Mota Sardenberg.

Quando isso ocorrer, Prata estará interrompendo uma trajetória de 33 anos como professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, instituição onde também foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. As datas da nomeação e da posse, em Brasília, ainda não estão confirmadas.

No ano passado, Álvaro Prata chegou a ser convidado para assumir o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Com trânsito fácil em Brasília, o reitor tem atuado em comissões e junto a órgãos importantes como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é membro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Atribuo o convite do ministro à experiência que acumulei como professor, pesquisador, pró-reitor e reitor da UFSC”, diz ele.

Para o reitor, também pesam a favor da UFSC as relações que a instituição mantém com as empresas e a população catarinense. “O próprio ministro Aloízio Mercadante, que saiu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e hoje está no MEC, elogia o modelo de parcerias da Universidade com incubadoras, empresas e a sociedade, dizendo que Florianópolis é a cidade do futuro”, destacou.

Sobre a situação e as perspectivas da ciência e tecnologia no Brasil, Alvaro Prata entende que o país está no caminho certo, embora o orçamento do MCTI seja de apenas R$ 8 bilhões, contra mais de R$ 80 bilhões do MEC. Entre as metas do ministério em que vai atuar estão a aproximação com os setores produtivos, a expansão da pesquisa técnica e das incubadoras industriais e a implantação de novas políticas para favorecer a inovação nas empresas. Outra prioridade é reforçar a interlocução com os secretários estaduais e as fundações de amparo à pesquisa. “A presidente Dilma Rousseff é uma entusiasta do setor, tanto que lançou o programa Ciência sem Fronteiras”, afirma o reitor. Prata integrou o conselho que elaborou o documento Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2012-2015, lançado no final de 2011 e que projeta ações estruturantes para o segmento visando ao desenvolvimento do país.

Currículo – Alvaro Toubes Prata é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Tem graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA. Na UFSC, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. Já publicou mais de 230 artigos científicos completos em periódicos e anais de congressos, orientou 41 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado.

Em função de sua reconhecida atuação em pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, é pesquisador nível 1A no CNPq. De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência. Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião dos 60º. aniversário da Capes, em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais, científicas e tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da liderança institucional. Também coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Refrigeração e Termofísica.