Estande da FAPESC será vitrine de pesquisas

O livro “Panorama da ação social em Santa Catarina: práticas de inovação no atendimento às populações vulnerabilizadas” será publicado em breve com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Mesmo antes de seu lançamento, a obra será divulgada por um de seus organizadores em outubro, durante a 10ª SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão).

O evento de 4 dias inicia dia 19 na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e coincide com a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, criada para conscientizar a população sobre a importância da pesquisa. Por isso, a FAPESC convidou coordenadores de trabalhos financiados com verbas do governo estadual para explicar projetos sob sua responsabilidade. O Prof. Christian Muleka Mwewa, por exemplo, estará no estande que a Fundação terá dentro da feira da SEPEX, no sábado (22).

Este docente do mestrado em Educação oferecido pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) foi contemplado por uma Chamada Pública da FAPESC que concede recursos para publicações e com isso viabilizou a edição do livro. “Ele reúne diversas pesquisas realizadas por formandos do curso de graduação em Educação sobre ações sócio-educativas empreendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos municípios de Imbituba, Tubarão e Laguna, localizados no sul de Santa Catarina”, explica Mwewa.

Um estudo envolve a questão dos adolescentes que cometem delitos, mas por serem menores, não podem ser presos. Outro sugere que seja dada orientação a prostitutas sobre a necessidade de usarem preservativos. E um terceiro recomenda a presença de assistentes sociais em escolas “assim como se tem psicólogas, para dar orientação sexual e identificar casos de abuso sexual”, acrescenta o Doutor em Educação. “Este atendimento pode servir de sugestão para outros estados do país.”

Ele estará entre as 9h e as 13h do dia 22 no estande da FAPESC também para anunciar o IV Seminário Educação, Cultura e Sociedade Contemporânea, que acontece em Dezembro com apoio da Fundação. Nesta IVª edição, o EDUCS inclui o I Seminário Internacional para a Equidade e Coesão Social nas Instituições de Educação Superior, cujo objetivo é aumentar a comunicação entre universidades do Brasil, Argentina, e Uruguai que integram o Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior.

Para falar com o Prof. Christian Muleka Mwewa,  ligue para 91151565 ou 84374384.

Saiba mais sobre a SEPEX em www.sepex.ufsc.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapesc