Udesc Joinville inaugura Laboratório de Plasma para pesquisas de ponta

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, alcança um novo patamar na área de pesquisa, pós-graduação e inovação com a inauguração do moderno Laboratório de Plasma, comparado aos melhores existentes no mundo. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 5.

O espaço – denominado “Sala Ciser” – conta com três modernos equipamentos para pesquisa na área de plasma, entre os quais um reator de plasma de última geração e um goniômetro digital (usado na medição de ângulos).

Os investimentos para a aquisição dos equipamentos foram garantidos por meio de projeto inscrito em 2010 pela empresa e pela Udesc Joinville em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), voltado ao desenvolvimento dos chamados “fixadores inteligentes”. Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 600 mil no projeto.

Para o diretor técnico científico da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, a inovação só acontece quando há apropriação social. “Tivemos muitos desafios superados. O maior obstáculo é mudar conceitos e oportunizar que empresas e academia possam dialogar”, comentou.

udesc5-540px

O reitor Antonio Heronaldo de Sousa lembrou que nos últimos 15 anos, a Udesc passou a desenvolver ações importantes nas áreas de pesquisa e extensão. “Os frutos começam a ser colhidos. Agora temos a possibilidade de oferecer inovação para o setor produtivo”, comentou.

Sousa destacou a importância da indústria e das agências de fomento. “Nesse processo os atores são todos protagonistas”, afirmou.

Para o vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o apoio da Fapesc foi fundamental, em especial do diretor Sebastião Iberes Lopes Melo. “Sebastião conhecia a importância do projeto desde a época em que foi reitor da Udesc”, comentou.

Tomasi citou os diretores de Pesquisa e Pós-graduação Cesar Edio (ex) e Luiz Coelho (atual), que tiveram papel importante no projeto. “Hoje todos ganham. Para nós como universidade além do ganho na área de pesquisa: tríade pesquisa, ensino, extensão, a universidade também ganhou através da gestão. Estamos preparados para outros desafios”.

Pesquisa aplicada

O diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, destacou o ganho em pesquisa aplicada que será desenvolvida pela universidade. “Para Udesc, é um momento de muita felicidade. Esta parceria é extremamente importante para todos”, resumiu.

Zvirtes também explicou o funcionamento do Núcleo de Inovação Tecnológica e Captação de Recursos Externos da Udesc Joinville (Nitec), criado para profissionalizar ainda mais os serviços. “A universidade dá hoje um grande passo e espero que isso se repita inúmeras vezes pelos próximos anos”, comentou.

Educação básica e pesquisa

O presidente da Ciser, Carlos Rodolfo Schneider, afirmou que a parceria entre universidade e setor produtivo é sempre bem-vinda. “Esse acontecimento hoje é motivo de alegria e exemplo para o país. Estamos orgulhosos de fazermos este trabalho com uma universidade tão qualificada quanto a Udesc. Que seja o primeiro de vários projetos que a gente possa vir a realizar no futuro”, comentou.

Desenvolvimento

O gerente de Negócios e Inovação da Ciser, Guido Ganassali, afirmou que com a inauguração do novo laboratório, a pesquisa desenvolvida na área de plasma em Joinville estará nos níveis do que é realizado na Europa, Estados Unidos e Japão. “Isso faz com que o país se desenvolva”, comentou. “Nosso grande desafio é encerrarmos o projeto levando-o a escala industrial”, afirmou.

Experimentos

O coordenador do Laboratório de Plasma da Udesc Joinville, Luis Cesar Fontana, explicou que o objetivo dos novos equipamentos serão utilizados experimentos com tratamento de materiais e em reações químicas. “Com os novos equipamentos, alcançamos um patamar de nível internacional”, afirmou.

O aluno de doutorado Joel Stryhalsky comemorou a aquisição dos novos equipamentos. Stryhalsky utiliza o Laboratório de Plasma desde 2011. “Com esses novos equipamentos, vamos fazer ensaios precisos aos níveis de países de Primeiro Mundo”, comparou.

Participaram do evento o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa; o vice-reitor Marcus Tomasi; o diretor-geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes; o diretor técnico científico da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo; o presidente da Ciser, Carlos Rodolfo Schneider; o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Mário Cezar de Aguiar; o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR Joinville), Giovanni Gonçalves; o coordenador do Laboratório de Plasma, Luis Cesar Fontana; diretores e professores e alunos da Udesc Joinville, além de executivos da Ciser.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville