Inovação alavanca pequenos negócios do setor de beleza

Quem visitou a Hair Brasil, realizada em São Paulo de 6 a 9 de abril, no Pavilhão do Expo Center Norte, conheceu de perto micro e pequenas empresas que têm revolucionado a área de beleza com novas tecnologias e tendências. É o caso da Nanovetores, Broto de Flor e Dublê, empreendimentos que contam com o apoio do Sebrae e que vão apresentar marcas competitivas e inovadoras no maior evento do setor de beleza do país.

A empresa catarinense Nanovetores trabalha com foco na inovação e tecnologia no setor de beleza por meio da nanotecnologia, campo da ciência que manipula a matéria em escalas atômica e molecular. O laboratório produz insumos para a indústria cosmética, usados em produtos para cabelo, rosto e corpo. São cápsulas microscópicas que armazenam substâncias (ativos) como vitamina C e cafeína. Segundo o proprietário da marca, Ricardo Ramos, o sistema garante mais eficiência aos produtos da linha capilar, facial e corporal.

O empreendimento está instalado em Florianópolis (SC) e funciona na incubadora do Centro Empresarial para Laboratório de Tecnologias Avançadas (Celta). A Nanovetores Tecnologia S/A venceu em 2008 o prêmio Pappe Subvenção, oferecido pelo Sebrae, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O reconhecimento serviu para impulsionar as pesquisas. “Com apoio do Sebrae, conseguimos participar de eventos como a Hair Brasil e Beauty Fair, nos quais apresentamos nossas inovações e fazemos contatos com clientes potenciais do país e exterior”, afirma Ricardo.

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a instituição trabalha para que a inovação se torne cultural e prática rotineira nos pequenos negócios. “Temos a determinação de que no mínimo 20% dos nossos recursos devem estar comprometidos com temas de inovação. Nós até ultrapassamos esse percentual no ano passado e chegamos a quase 28%. Desenvolvemos programas específicos para esse fim, como o Sebraetec, que registrou 57 mil atendimentos em 2012, quatro vezes mais do que em 2010”, afirma Luiz Barretto.

Inovação é um dos pontos fortes da Broto de Flor, empresa de Vanda de Moura. Depois de 36 anos trabalhando como executiva de finanças, ela largou o emprego para apostar em seu próprio negócio no ramo da estética e beleza. O empreendimento nasceu no ano passado com foco na produção de kits de manicure e pedicure que prezam pelo bem-estar e saúde do consumidor. “Os clientes estão cada vez mais atentos à qualidade dos artigos comercializados na área de cosméticos e higiene pessoal. Trabalhar e usar produtos fabricados de acordo com processos confiáveis, que garantem a conservação no uso, é de fundamental importância tanto para quem vende quanto para os usuários”, afirma.

Cada kit da Vanda contém um sachê de dez gramas com creme hidratante, um par de luvas, uma lixa de 13 cm e um palito de 13 cm. “Eu priorizei a fórmula do creme e a embalagem em forma de sachê, que protege a saúde dos clientes”. Vanda ressalta que esse procedimento previne que os consumidores contraiam doenças, como hepatites B e C. Em 2012, a O Broto de Flor produziu 200 mil kits para serem vendidos este ano no mercado paulistano. Com 300 clientes espalhados pelo estado, Vanda de Moura está animada com a receptividade. Já expôs na Beauty Fair, feira internacional de beleza profissional. Agora, a empresária participa da Hair Brasil como palestrante sobre o tema Biossegurança para estética e beleza.

Fonte: Site Primeira edição

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