Vale lança prêmio para estimular desenvolvimento sustentável

A Vale e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresentam o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade. A intenção é premiar soluções e processos inovadores da área de desenvolvimento sustentável: redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.

Oito trabalhos serão selecionados. Os candidatos na tese de doutorado concorrerão a R$ 15 mil e uma bolsa para a realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo converter em um ano fora do país na área de conhecimento do premiado.  Já os vencedores na categoria Dissertação de Mestrado receberão R$ 10 mil e uma bolsa para a realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos.

Os orientadores também serão prestigiados. No caso do doutorado, receberão auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, relacionado à área temática da tese, no valor de US$ 3 mil. Já do mestrado, o auxílio será equivalente a uma participação em congresso nacional, relacionado à área temática das teses, no valor de R$ 3 mil.

Originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação são fatores determinantes para que as teses sejam selecionadas. A pré-seleção das teses e dissertações ocorrerá nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Fonte: Agência Gestão CT&I