Programa oferece 90 vagas gratuitas para cursos de tecnologia da informação em Joinville

A área de TI (tecnologia da informação) está despontando em Santa Catarina: mesmo em um período em que indústria e comércio não vão bem, o setor continua cresceendo e neste ano vai gerar mais de 1500 empregos no Estado – 300 deles em Joinville. As oportunidades de construir uma carreira bem sucedida na área são grandes.

Para quem quer ingressar neste mercado de de trabalho, o Geração TEC é uma porta de entrada. O programa oferece cursos gratuitos e está com inscrições abertas em Joinville. Conforme a coordenadora operacional, Jeritza de Souza, são 90 vagas disponíveis – 60 para cursar programação Java e 30 para Suporte/Help Desk. “O foco é fazer com que mais pessoas se interessem pela área, já que muitas empresas têm dificuldades em encontrar profissionais”, afirma ela.

O estudante Tiago Hélio de Borba, 18 anos, é um exemplo de como o Geração TEC pode dar um pontapé inicial na carreira. No ano passado ele cursou Delphi (linguagegem de programação) pelo programa e em menos de dois meses conseguiu um emprego na área. “Eu sempre tive paixão por TI. Na época estava estudando hardware, mas resolvi mudar o foco para os softwares, onde o mercado é mais amplo. Conclui o curso e pouco tempo depois consegui emprego. Não foi fácil, especialmente pela falta de experiência, mas fui contratado e hoje tenho um cargo efetivo”, resume Borba, que hoje é desenvolvedor de sistemas na Softran.

As empresas do setor estão aproveitando a mão de obra que está se formando com o Geração TEC. Assim como a Softran, a Conta Azul, líder nacional em software de gestão para micro e pequenas empresas, também está de olho nos profissionais de nível técnico. Das 70 contratações que a empresa está prevendo para este ano, 40 devem ser destinadas a egressos do programa.

As inscrições para o Geração TEC vão até 27 de maio na plataforma do programa (http://plataforma.geracaotec.sc.gov.br). Qualquer pessoa com 17 anos ou mais, que tenha concluído o Ensino Médio (ou esteja cursando o último ano) e que não esteja trabalhando em atividades relacionadas à tecnologia da informação pode se inscrever. Segundo Jeritza são esperados 250 inscritos para as 90 vagas em Joinville. O processo seletivo consiste em uma prova de 20 questões de múltipla escolha e uma entrevista. Para passar para a segunda fase o candidato precisa acertar pelo menos 50% da prova.

Os cursos ocorrem no período da noite e vão começar em 8 de junho. Duas turmas (uma de Java e outra de Suporte/Help Desk) terão aulas na universidade Católica SC e uma (de Java) terá aulas na Softville.

Fonte: Notícias do Dia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support