Abertas inscrições para o maior prêmio do design nacional

09.02.2010

Projetos de designers, empresas, estudantes, pesquisadores e criadores podem participar da terceira edição do IDEA/Brasil com inscrições no site www.ideabrasil.com.br. O objetivo é promover o design brasileiro, por meio de ações como exposição dos produtos finalistas em capitais brasileiras e no exterior.

Considerado o Oscar do design, o IDEA/Brasil é a versão nacional do mais importante prêmio desse segmento dos Estados Unidos, o IDEA – International Design Excellence Award. Criada há mais de 30 anos, a versão norteamericana aponta às tendências e a excelência do design no mercado americano e mundial. Seguindo os mesmo passos, a iniciativa da Associação Objeto Brasil (http://www.objetobrasil.com.br), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) conquistou resultados importantes no país e no exterior desde sua primeira edição, em 2008, com participação de produtos de diversas áreas.

Ao todo, a versão nacional premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma:

Comerciais & Industriais
Lazer & Recreação

Comunicação
Médicos & Científicos

Informática
Escritório

Estratégia de Design
Embalagens

Ecodesign
Acessórios Pessoais

Entretenimento
Estudantes

Ambientes
Pesquisa

Casa
Transportes

Design de Interface
Joias

Em 2009, o IDEA/Brasil premiou 103 projetos e produtos brasileiros. Para cumprir o quesito inovação, somente produtos lançados nos dois últimos anos podem ser inscritos.

Para participar do IDEA/Brasil, cobra-se uma taxa para cada fase do prêmio. Estudantes pagam taxa única de R$ 50,00 por produto/projeto inscritos. O valor promocional, que vai até dia 12 de fevereiro, é de R$ 120,00 para associados da Objeto Brasil e R$ 150,00 para não associados. Após essa data as inscrições custarão, respectivamente, R$ 156,00 e R$ 196,00.

A Melhoria nos Negócios é Marcante

Empresas de grande, médio e pequeno porte avaliaram de forma positiva os resultados da premiação. Destaque Ouro na categoria Acessórios Pessoais da edição 2008 do IDEA/Brasil, a sócia da Cia Mao, Priscila Callegari, percebeu diferença no seu mercado de atuação. “Nossos fornecedores começaram a entender que nosso produto é diferente. Tivemos acesso a matérias-primas diferenciadas, vendidas apenas aos grandes compradores”, revela.

O prêmio também contribuiu para o crescimento no exterior no caso da ZipLux, empresa Ouro em 2008 em Comerciais e Industriais.“A nossa participação no IDEA/Brasil foi muito importante, pois nos ajudou a mostrar o ZipLux para o Brasil e o mundo. O prêmio mudou o ambiente em torno do produto, chamando a atenção da mídia, abrindo novos mercados”, disse Walen Nogueira, sócio da empresa.
Para a coordenadora do prêmio e diretora executiva da Associação Objeto Brasil, Joice Joppert Leal, o fato de os premiados e finalistas poderem utilizar o selo do IDEA em seus produtos é um dos principais incentivos à participação no certame. “O design é fundamental para incrementar nossas exportações. Se nos anos 80, o principal fator de qualidade era a aquisição do certificado ISO 9000, hoje este papel é cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”, afirma.

Catarinenses que foram destaque em 2008

O utilitário Stark desenvolvido pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), de Joinville, foi o grande vencedor do Prêmio IDEA/Brasil de 2008, na categoria Transportes. Também levaram Ouro os seguintes produtos: Cadeira Odontológica, da Kavo do Brasil, de Joinville, na categoria Médicos e Científicos; e Lavadora Portátil Superpop, da Mueller Eletrodomésticos, de Timbó, na categoria Casa. Veja aqui os outros produtos e profissionais de Santa Catarina que foram contemplados nas diversas categorias de prêmios 2008.

Prêmio Ouro na categoria Veículos Automotivos do IDEA/Brasil 2008: utilitário Stark, desenvolvido pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), de Joinville.

Catarinenses que foram destaque em 2009

O designer Jairo da Costa Junior, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), levou o Ouro para Itajaí com a Cadeira de Rodas Esportiva na segunda edição do IDEA/Brasil. Mais do que o reconhecimento nacional, os premiados brasileiros são automaticamente inscritos na versão internacional do prêmio promovida pela IDSA — entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble. Além disso, Jairo ganhou um retorno de mídia com suas histórias e ideias repercutidas em publicações conhecidas internacionalmente, como New York Times, Wall Street Journal e outros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support