Comportamentos de riscos são objetos de pesquisa da UFSC

Quer saber como foram usados recursos públicos na área da saúde? Basta comparecer ao Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisas para o SUS que inicia quarta-feira (10), a partir das 9h, no auditório do Hospital Universitário, que fica na rua Professora Maria Flora Pausewang, Trindade, em Florianópolis.

Nos dias 10 e 11 de outubro, serão resumidas as conclusões de 28 estudos, 10 deles feitos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Um deles é o trabalho sobre Estilo de Vida e Comportamentos de Risco dos Jovens Catarinenses. A equipe coordenada pelo Professor Markus Vinicius Nahas vai anunciar suas conclusões às 9h30 de quarta-feira, em meia hora. Outros pesquisadores terão o mesmo tempo para resumir seus resultados.

Outro projeto da UFSC que será apresentado na quinta-feira (11), às 8h30, é sobre Assistência Farmacêutica nos Municípios Catarinenses, coordenado pela Professora Silvana Nair Leite Contezir.

Outras instituições estarão representadas no seminário, que terá participação de técnicos do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, que financia o PPSUS, junto com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Entre elas estão a Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Furb (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Unc (Universidade do Contestado), Univille (Universidade da Região de Joinville), Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) e Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina).

O PPSUS prioriza estudos capazes de dar resposta aos problemas de saúde. Desde a sua criação, em 2003, o programa apoiou mais de 2 mil projetos no Brasil, em Santa Catarina mais de 200 projetos foram financiados e acompanhados por meio de seminários de avaliação, como o que inicia quarta-feira.

Mais informações sobre o PPSUS com Fernanda Beduschi Antoniolli pelo telefone 3665- 4855 ou acesse www.fapesc.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc
Viviana Ramos