Aconteceu na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no campus do Itacorubi, o 1º Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (SPPG) da ESAG (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas), entre os dias 3 e 5 de setembro. O evento teve apoio da FAPESC (Fundação e Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do PROEVENTOS, programa que incentiva a realização de eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina.
Pesquisadores de várias universidades apresentaram, no total, 23 trabalhos que se enquadravam em uma das quatro áreas temáticas: Estratégias e tecnologias de gestão, Gestão pública, Gestão social do terceiro setor e Desenvolvimento socioeconômico e política econômica. Os trabalhos passaram por avaliação quando foram inscritos para o SPPG, sendo que os quatro melhores foram enviados para revistas científicas por fast track, sistema que agiliza a análise dos artigos e que pode acelerar sua publicação.
Um exemplo de pesquisa apresentada no Seminário é o da doutoranda em Administração da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Juliane Kich, “Pensamento estratégico nas organizações. Segundo a pesquisadora, o objetivo do trabalho é “compreender o desenvolvimento do pensamento estratégico nas organizações e construir um referencial metodológico que instigue o seu desenvolvimento nos funcionários em todos os níveis hierárquicos”. A meta agora é fazer uma proposta de planejamento para uma empresa, e, com base na discussão teórica e na resposta da empresa, elaborar um modelo de planejamento estratégico.
O seminário foi realizado em seguida à 24ª edição do SIC (Seminário de Iniciação Científica)da graduação, no dia 3. Lizandra Corrêa, coordenadora de pesquisa da Pós-Graduação que integrou a comissão organizadora, diz que o objetivo de fazer os dois eventos em proximidade era proporcionar a integração entre a graduação e a pós-graduação. Palestrantes da ESAG, UFSC, FURB (Universidade de Blumenau), PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e UnB (Universidade de Brasília) estiveram presentes, com custeio da FAPESC.
No SIC foram apresentados 25 trabalhos, que foram avaliados pelos professores. Os três que obtiveram maiores notas receberam o Prêmio Jovem Pesquisador, um certificado oferecido pela ESAG. A premiação aconteceu na abertura do SPPG, no dia 3.
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC