Projeto para redução da mortalidade materna e neonatal recebe apoio da FAPESC

Três artigos resultantes de um projeto financiado pelo PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde) em 2012 foram selecionados para participar da Conferência da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde para Enfermagem e Obstetrícia. O evento acontecerá entre 23 e 25 de julho, em Coimbra (Portugal).

O projeto “Gestão em rede: redução da mortalidade materna e neonatal”, da pesquisadora Maria de Lourdes de Souza, do departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está em execução desde outubro de 2012 e recebeu incentivo de R$1,1 milhão por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Até agora projeto já deu origem a cinco Trabalhos de Conclusão de Curso, uma tese de doutorado, um artigo publicado na Revista Cubana de Enfermagem e uma apresentação de trabalho na Conferência Internacional de Enfermagem Neonatal, que aconteceu em Belfast (Irlanda do Norte), em 2013.  Para a coordenadora dos trabalhos, “a FAPESC possibilitou a validação Internacional do processo e produto da pesquisa, além de oferecer suporte para o desenvolvimento de parcerias de pesquisadores de várias instituições do estado”.

O PPSUS tem por finalidade apoiar projetos que busquem soluções para problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, financiando pesquisas em temas prioritários relacionados à gestão do setor e à atenção à saúde prestada à população brasileira. O Programa é executado pela FAPESC em parceria com o Ministério da Saúde.

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support