Modelo de inovação da Finlândia inspira Presidentes de FAPs

Foi positivo o balanço sobre a missão técnica e empresarial que levou à Finlândia membros do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), entre os dias 2 e 5 de junho. A programação foi “muito diversificada, rica e proveitosa”, nas palavras do presidente do CONFAP, Sergio Gargioni.

“O modelo de geração de conhecimento e apoio à inovação é simples, arrojado e eficaz, o que pode servir de inspiração para agências nacionais e FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa).”

A FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba) e a FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) estavam representadas na delegação pelos seus presidentes, respectivamente Claudio Benedito Silva Furtado e Flávio Teles Carvalho da Silva. Furtado integrou inclusive a comitiva que iniciou a missão na China, uma semana antes, sempre sob coordenação do Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Toubes Prata.

Globalização

A Finlândia tem somente 5,3 milhões de habitantes e este mercado interno relativamente reduzido leva o país a tentar internacionalizar suas empresas de alta tecnologia, entre outras.  Só no Brasil já operam 56 empresas finlandesas, sendo as mais recentes a Halton e Oilon, cujas sedes na Finlândia foram visitadas pela delegação brasileira.

São empresas voltadas a equipamentos e sistemas de geração de frio e calor para diversos ambientes, sempre com máxima eficiência. Também o maior instituto de pesquisa, o Centro de Pesquisa Técnica VTT (VTT Technical Research Centre of Finland), acaba de abrir uma filial no Brasil.

A principal agência de fomento daquele país nórdico, a TEKES, aplicou em 2013 aproximadamente 577 milhões de euros em subsídios e financiamento para pesquisa e inovação. Ela iniciou uma cooperação com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) que pode – juntamente com a ida à Finlândia dos 38 dirigentes de entidades brasileiras de fomento – aproximar os pesquisadores dos dois lados do Atlântico.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support