Fundo Newton premiado pelo CNPq/MCTI

Com um aporte de mais de R$ 100 milhões até 2017 em projetos de ciência e inovação que demonstrem impacto social e econômico ao Brasil, o Fundo Newton ganhou o Prêmio Almirante Álvaro Alberto. Trata-se da maior honraria brasileira na área de ciência e tecnologia e foi concedida a Alex Ellis, embaixador britânico no Brasil, que representa o Fundo e foi condecorado com o Título de Menção Especial de Agradecimento, numa sessão solene no Auditório da Escola Naval em que esteve presente Sergio Gargioni, presidente da FAPESC, nesta terça (05/05).

O Fundo Newton – uma iniciativa do Reino Unido – foi lançado no Brasil, pelo ministro de Finanças, George Osborne, em 9 de abril de 2014 e visa fomentar o avanço em pesquisa e inovação em países emergentes. No total, o fundo disponibilizará no período de cinco anos, 375 milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 1,4 bilhões) por meio de coparticipação entre 15 países emergentes. Desse montante, cerca de R$ 33 milhões serão destinados ao Brasil. O valor deverá ter contrapartida de igual quantia por meio do investimento de instituições brasileiras.

A primeira parceria confirmada para o Fundo foi com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP),tendo as Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs de diferentes estados brasileiros como signatárias do Memorando de Entendimentos. O investimento das FAPs em 2014 foi de cerca de R$ 16 milhões. Alex Ellis, embaixador britânico no Brasil que representa o Fundo, sendo condecorado com o Título de Menção Especial de Agradecimento, numa sessão solene no Auditório da Escola Naval em que esteve presente Sergio Gargioni, presidente do CONFAP.

Está é a 27ª edição do prêmio, que já agraciou 44 pesquisadores anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida.

A lista completa pode ser conferida aqui.

Fonte: BRPress, com dados adicionais do CONFAP