MCT define tema para Semana Nacional de C&T

Com o intuito de impulsionar o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano terá como tema “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Coordenado pelo MCT, o maior evento de popularização da ciência do país será realizado de 17 a 23 de outubro, com atividades em todo o Brasil.

A ideia é, segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, envolver os jovens nesta temática e fortalecer o debate sobre o aquecimento global, assim como o impacto das atividades humanas no clima do planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global. No ano passado, a área ambiental também foi o foco da SNCT, que realizou mais de 14 mil atividades em cerca de 500 municípios brasileiros.

Esta edição da SNCT também contará com atividades voltadas para a área de química. A proposta é atender a recomendação da Assembléia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 como o Ano Internacional da Química, com vistas a mostrar para a sociedade a importância dessa ciência e sua aplicabilidade no cotidiano.

De acordo com o MCT, as instituições de ensino e pesquisa interessadas em participar do evento podem obter informações pelo e-mail semanact@mct.gov.br ou neste link.