Faps discutem consolidação do Sifaps durante encontro promovido pela Fapesc

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Sistema de Indicadores das Fundações de Amparo à Pesquisa (Sifaps) foi discutido em encontro que reuniu os presidentes do Confap e da Fapesc, respectivamente, os professores Mário Neto Borges (que também preside a Fapemig) e Sergio Gargioni, além de pesquisadores envolvidos com o projeto.

A reunião, que ocorreu na sede da Fapesc, em Florianópolis nos dias 4 e 5 de fevereiro, girou em torno da consolidação do Sifaps, projeto que tem o objetivo de estabelecer, padronizar e gerar um conjunto de variáveis e indicadores sobre as atividades das Fundações de Amparo à Pesquisa e propiciar às fundações comparabilidade e apoio à gestão institucional no fomento estadual à ciência, tecnologia e inovação.

Segundo Borges, “nós e o grupo que construiu o Sifaps conseguimos estabelecer cronogramas e estratégias para a implantação do programa e a continuidade do desenvolvimento do sistema”.

Já Sergio Gargioni disse que o Sifaps pode ser usado para a definição de prioridades e auxilia a tomada de decisões. Isso demonstra que o sistema é extremamente relevante para a gestão estratégica das FAPs”.

Gargioni ainda acrescenta: “é um projeto concebido há cinco anos, que passou por várias fases de desenvolvimento, relacionadas à quais seriam os melhores indicadores para as Faps. Em sua fase de implementação bastantes dados foram coletados pelas diversas Faps, que apresentam, em seu conjunto, diferentes realidades”.

Durante o encontro foram discutidos processos que vão auxiliar na melhoria da aplicação do sistema, incluindo uma equipe especializada para dar apoio à últilização do Sifaps. “No geral, a reunião foi muito produtiva, todos os participantes conhecem bem o sistema e as soluções encontradas têm cunho bem prático. Acredito que o Sifaps, em si, é bastante promissor”, avalia o presidente da Fapesc.

Também estiveram presentes na reunião os presidentes da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Marcelo Turine e Anilton Salles Garcia, respectivamente.

As conclusões obtidas ao longo de dois dias de encontro serão detalhadas na próxima reunião do Confap, em Salvador, nos dias 7 e 8 de março, quando serão tomadas novas decisões sobre o Sistema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support