Abertas as inscrições para o 2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013

Nos dias 29 e 30 de outubro a capital mineira receberá o 2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência. O tema que norteará as discussões é “Desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos”. A proposta é abordar questões como habitação, transporte, emprego, educação e ambiente, e o papel da ciência e tecnologia na busca por soluções sustentáveis.

Os temas a serem discutidos em Belo Horizonte são problemas semelhantes aos de qualquer outra cidade ou região do mundo. Entretanto, as peculiaridades que diferenciam os países localizados nos trópicos serão mais exploradas: a água em abundância e a perspectiva de escassez; as doenças que, apesar de afetarem milhares de pessoas, não são estudadas ou combatidas adequadamente; a produção de alimentos; a superpopulação e o futuro das grandes cidades.

O evento pretende abordar também questões relativas à ética na produção científica, à educação e ao acesso ao conhecimento. Cientistas, estudantes, gestores e representantes da sociedade são esperados no Encontro, que acontecerá no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD-1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em Belo Horizonte, o Encontro está sendo organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pela UFMG, ABC e SBPC. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Para outras informações acesse o site http://fmc.cgee.org.br/ e clique no link do 2º Encontro Preparatório – Belo Horizonte.

FÓRUM MUNDIAL

“Ciência para o Desenvolvimento Global” é o tema do Fórum Mundial de Ciência que será realizado no Rio de Janeiro em 2013. É a primeira vez que o evento acontecerá fora da Europa. A escolha pelo Brasil como sede do evento é o resultado da ação conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e as principais entidades ligadas à CT&I da América Latina e do Caribe.

A fim de levantar sugestões e recomendações para serem debatidos no Fórum, estão sendo realizados encontros regionais. O primeiro aconteceu no final de agosto, na cidade de São Paulo. Agora, é a vez de Belo Horizonte sediar as discussões. Ainda estão previstos encontros no Amazonas, na Bahia, em Pernambuco, em Porto Alegre e em Brasília.

2º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência

Data: 29 e 30 de outubro

Local: auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD-1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Av. Antônio Carlos, nº 6627, Pampulha

Inscrições:http://fmc.cgee.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=130