Seminário em Joinville apresenta pesquisas aplicáveis ao ambiente industrial

Profissionais e acadêmicos vão apresentar, durante o Seminário de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade (Setis), pesquisas tecnológicas acadêmicas que estão sendo aplicadas no contexto produtivo ou possuem potencial no meio industrial. Promovido pela unidade do SENAI em Joinville, o Seminário será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, apresenta 23 trabalhos de pesquisa e terá palestras sobre os desafios do setor. O evento é realizado com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A primeira edição do Setis será realizada em Joinville, no Centro Empresarial Hannover (Rua Abdon Batista, 121, Centro). A programação contempla apresentação de trabalhos sobre pesquisas relacionadas às áreas de metal-mecânica, eletroeletrônica, automação industrial e tecnologia da informação.

“A missão do SENAI contempla a elevação da competitividade do setor industrial, comprometido com a inovação e o desenvolvimento sustentável, diretriz completamente ligada a ideia de nosso seminário”, explica Luciana Guedes, coordenadora do curso superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e uma das organizadoras do evento.

A programação inclui palestras sobre “A importância da Inovação para a Competitividade” (com Hélio Gomes de Carvalho /UTFPR) e sobre “Inovação aplicada a desenvolvimento de produtos” (com Ângelo Reck Neto/ SENAI); mesa-redonda sobre “A sustentabilidade no âmbito da inovação tecnológica”, com Marzely Gorges Farias (UDESC), Edi Carlos de Souza e Caroline Setti (Embraco) e Ângelo Coutinho (jornal A Notícia e Associação Empresarial de Joinville); mesa-redonda com o tema “Inovação tecnológica e o desafio industrial”, com Sandra Aparecida Furlan (UNIVILLE), Natalino Uggioni (IEL) e Alexsandro Foyth (CISER).

O evento também mostra as pesquisas aplicadas que são desenvolvidas dentro das unidades do SENAI e que são focadas em atender às necessidades das empresas.

Ao todo, devem participar do Seminário de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade cerca de 160 pesquisadores, profissionais e estudantes. As inscrições para assistir às apresentações podem ser feitas pelo telefone 47-3441-7718 e pelo e-mail setis@sc.senai.br. A programação completa e mais informações estão disponíveis no blog www.setis-sc.blogspot.com.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação. Site www.sc.senai.br.