Turma formada pelo GeraçãoTEC tem grande potencial criativo

A direção local do programa GeraçãoTEC prestigiou a noite de apresentações dos trabalhos finais dos alunos dos cursos de capacitação nas linguagem de informática, PHP e DELPHI, realizado dia 31 de outubro de 2013, no Auditório da Softville.

O coordenador local do GeraçãoTEC, professor Edson José Gomes, comentou que a apresentação dos trabalhos finais pelos alunos de segundo grau foi positivo. Eles entraram na sala de aula sem ter noção de linguagem de programação. Esse é o diferencial, despertar para criar algo prático e que poderá gerar uma fonte de renda extra para cada um deles, disse.

Antes do término da aulas, os jovens foram estimulados pelo professor Jorge Augusto Klemm a tornarem suas ideias em algo viável. Foi assim que eles, reunidos em grupos, lançaram-se ao desafio de criarem, programarem, testarem e finalizarem, de forma básica, vários projetos com linguagem de programação de informática, alguns com apelo social, tais como o Projeto de Trânsito Interativo, o Controle de Tapa-Buracos, o sistema Vira-Lata, para registro de cães e gatos, entre outros. Isso despertou neles a vontade de aprenderem a programar e a criarem projetos para transformá-los em negócios, resumiu Gomes.

Estamos aguardando para incubar e dar apoio a esses novos projetos, comentou Ademir Rossi, gerente da Incubadora Tecnológica Softville. Essa turma tem grande potencial criativo, completou.

O GeraçãoTEC é um programa de estímulo a formação de novos talentos na área de informática e visa suprir a carência de mão de obra qualificada do setor de tecnologia da cidade, conforme demonstrou pesquisa encomendada pelo diretor do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville Região (SEPIJ), Dionei José Alves Domingos.

O GeraçãoTEC foi lançado em 2011 pela Secretaria de Estado Catarinense de Desenvolvimento Sustentável, Fapesc e o Instituto Internacional de Inovação e já formou 292 pessoas em 12 cidades catarinenses. Em Joinville, 118 pessoas foram capacitadas em 2012 e outros 120 integram as turmas neste ano.