MIDI recebe novas incubadas

InPulse, Nextt, Céu Games e Microtech passaram a integrar o grupo de empresas da incubadora mantida pelo SEBRAE/SC e gerida pela ACATE

Três empresas virtuais e uma residente são as novas incubadas do MIDI Tecnológico. InPulse, Nextt e uTech atuam em áreas diversificadas: desenvolvimento de diagnósticos médicos, arquitetura de interfaces e marketing digital, e tecnologia em telecomunicações. O MIDI, que tem como foco apoiar empresas nascentes de base tecnológica, oferece infraestrutura física para as empresas residentes, além de consultorias em diferentes áreas, treinamentos e oportunidades de negócios, aproximação das empresas com fundos de investimentos e outros benefícios para todas as incubadas.

Os benefícios da incubadora atraíram os três sócios da InPulse, nova incubada virtual especializada em dispositivos médicos para diagnóstico e tratamento. Entre os produtos que a InPulse busca alavancar está o Eletroestimulador Gástrico: um dispositivo implantado no estômago que reduz a sensação de fome e, com isso, ajuda a emagrecer. Os empreendedores, com formação em engenharia de controle e automação, foram contemplados pelo programa estadual Sinapse da Inovação e buscaram o MIDI para ajudar na estruturação do negócio. ?Esperamos alavancar trabalhos paralelos ao projeto principal e, dessa maneira, conseguir manter a empresa sem depender necessariamente de investimentos?, afirma o sócio Lucas Neves.

Outra incubada virtual que pretende alavancar seus produtos é a Céu Games: empresa que produz jogos para dispositivos móveis (iOS e Android) e games como serviço, voltados para empresas, publicidade e para o setor educacional. Os três sócios, formados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), tiveram a ideia do negócio em uma disciplina de empreendedorismo – agora, buscam usar as consultorias e parcerias do MIDI para investir em uma área pouco explorada na região norte do estado. ?A incubadora está localizada em Florianópolis, o polo de games de Santa Catarina, o que nos ajuda no acesso ao mercado?, diz o sócio Fabiano Naspolini de Oliveira.

Expandir as oportunidades do mercado também é o objetivo da Microtech, incubada residente que desenvolve soluções para telecomunicações, como hardware para Voz sobre IP (VoIP) e adaptadores de rede. Os três sócios, engenheiros eletricistas por formação, trabalhavam numa mesma organização e saíram, em 2010, para investir em um negócio próprio dentro de uma área com muitas oportunidades. ?A ideia da Microtech surgiu em função da escassez de empresas e de mão de obra no desenvolvimento de produtos para telecomunicações?, afirma o sócio Alexandre Guglielmi. Segundo ele, dentro do MIDI os empresários buscam visibilidade no segmento, aperfeiçoamento da gestão e interação com outras empresas.

Assim como a Microtech, a incubada virtual Nextt busca um ambiente de troca de conhecimento com outras organizações. A empresa é especializada em projetos de interação com o usuário, desenvolvendo a parte visível de aplicações (o chamado front-end) de acordo com boas práticas de usabilidade. Para os dois sócios da Nextt — com formação em design e sistemas de informação — ter o respaldo da incubadora ajuda a posicioná-los no mercado de tecnologia de Santa Catarina. ?Pretendemos, com a ajuda do MIDI, reforçar nossa imagem no segmento e contribuir com nossas competências de design e desenvolvimento para esse ambiente, formado por empresas tão diversas, mas que se complementam?, diz o sócio Daniel Ranzi Werle.

Conheça as novas incubadas:

A InPulse é uma empresa virtual focada no desenvolvimento de dispositivos médicos para soluções no diagnóstico e tratamento. Para conhecer mais a empresa, acesse o site www.inpulsebioengenharia.com.br.

Assim como a InPulse, a Nextt também é uma empresa virtual incubada no MIDI. Ao trabalhar com arquitetura de interfaces e marketing digital, a Nextt busca facilitar as interações entre usuários e sistemas de informação, desenvolvendo desde sua concepção até a fase de divulgação de um produto. Mais informações no site www.nextt.com.br.

A MicroTech é uma empresa residente do MIDI Tecnológico voltada ao desenvolvimento de alta tecnologia na área de telecomunicações. No mercado nacional de poucas opções, a uTech entra com excelentes e diferenciadas alternativas de produtos e soluções, focando na integração a plataformas abertas, possibilitando ao cliente a opção de escolher outros produtos para integrar sua solução. Quem quiser conhecer a empresa pode acessar o site www.utech.com.br.

A Céu Games, incubada virtual do MIDI, desenvolve games para Android e sistemas iOS (iPhone, iPad, IPod etc), além de games como serviço: jogos personalizados de acordo com a necessidade do cliente, como jogos educativos, jogos para publicidade e jogos para negócios. Mais informações no site www.ceugames.com.

Sobre o MIDI Tecnológico

O MIDI Tecnológico, criado em 1998, é uma incubadora de empresas de base tecnológica administrada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC). Ocupa uma área de 1.000 m2, no terceiro andar do Condomínio Industrial da Informática, prédio onde fica a sede da ACATE, no bairro Trindade, em Florianópolis (SC). Tem como foco prestar serviços de incubação, apoiando o processo de desenvolvimento de pequenas empresas nascentes. Em 13 anos, o MIDI já ofereceu suporte a 60 empresas já graduadas. Atualmente, apoia 22 incubadas: 11 residentes e 11 virtuais.

Fonte: Dialetto Comunicação Estratégica