Nova edição do ranking Webometrics mantém UFSC como primeira entre as federais brasileiras

06.03.2010

Ainda que tenha passado da 134ª posição para a 222ª na última edição do ranking Webometrics (Ranking Mundial de Universidades na Web), a Universidade Federal de Santa Catarina se mantém como a primeira universidade federal entre instituições brasileiras. O levantamento pode ser acessado por países e no ranking Brasil a UFSC é a terceira melhor universidade.

A primeira instituição brasileira no ranking mundial é a USP (53ª colocação, também caindo em relação à pesquisa passada, em que estava na 38ª posição). A segunda colocada é a Unicamp, que caiu do 115° para o 143° lugar. Na primeira colocação do ranking mundial está a Harvard University, seguida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Stanford University.

O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Ministério da Educação da Espanha e publicada duas vezes por ano. A edição mais recente é de janeiro de 2010 e analisou 8 mil instituições acadêmicas. Os indicadores consideram especialmente o conteúdo de cada uma na internet. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na web é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação de saber.

Flutuações
Na nova edição, entre as cinco primeiras do ranking Brasil, todas caíram (veja abaixo as colocações). Mas de acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Menezes, as flutuações são frequentes nestes levantamentos.

?Qualquer classificação baseada em dados momentâneos está sujeita a oscilações, uma vez que depende apenas de `fotografias` instantâneas e não de dados analisados de forma sistemática e estatística?, considera a pró-reitora. Ela lembra que na classificação de seis meses atrás as universidades brasileiras subiram muitas posições e houve uma divulgação intensa na mídia, inclusive com matéria de destaque na Revista Pesquisa Fapesc. ?Mas não vejo a classificação atual e suas flutuações como reflexo de algum problema nacional?, considera Débora.

?O importante é que estamos mundialmente muito bem colocados e, no caso da UFSC, somos a primeira federal?, complementa sobre a nova edição do webometrics. Ela lembra também que a UFSC está entre as 5% melhores instituições do mundo no ranking mundial. ?Esta posição é muito significativa e não deve se alterar muito nos próximos levantamentos?.

Em sua opinião, ainda que rankings gerem polêmicas e devam ser vistos com cuidado, são importantes mecanismos de visibilidade das universidades. ?A divulgação de uma boa posição serve como um incentivo aos nossos docentes e pesquisadores e acaba por atrair bons estudantes para a UFSC, o que se reflete num circulo virtuoso. Temos procurado divulgar o bom desempenho da UFSC tanto no Webometrics como em outras avaliações internacionais e nacionais?, destaca a pró-reitora.

No final do ano passado, por exemplo, a UFSC publicou livro com os grupos de pesquisa da universidade. A edição, que está também disponível na internet, reúne os mais de 400 grupos de pesquisa da UFSC registrados no Censo 2008 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A publicação mostra que a Universidade Federal de Santa Catarina é a oitava instituição do Brasil com o maior número de equipes envolvidas no desenvolvimento científico e tecnológico nacional. São 422 grupos, 1.662 linhas de pesquisa, 2.862 pesquisadores, mais de 4 mil acadêmicos de graduação e de pós-graduação envolvidos em estudos.

No campo da pós-graduação (principal foco de geração do conhecimento científico brasileiro), a UFSC tem 56 mestrados e 42 doutorados, sendo o maior centro de pós-graduação de Santa Catarina e o segundo da Região Sul (a Universidade Federal do Rio Grande do Sul está em primeiro lugar). Em 2008 seus pesquisadores publicaram 823 artigos em revistas científicas internacionais, colaborando com o posicionamento da instituição em rankings do ensino superior, como o Webometrics.

Mais informações na UFSC:
– Professora Débora Peres Menezes / Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão / Fone: 3721-9716 / E-mail: debora@reitoria.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Dados Webometrics:
Ranking Mundial de Universidades, janeiro 2010
1 – Harvard University
2- Massachusetts Institute of Technology
3- Stanford University
4 – University of California Berkeley
5 – Cornell University
6 – University of Washington
7 – University of Minnesota
8 – Johns Hopkins University**
9 – University of Michigan
10 – University of Wisconsin Madison
53 – Universidade de São Paulo
143 – Universidade Estadual de Campinas
222 – Universidade Federal de Santa Catarina
243 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
247 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
329 – Universidade Federal de Minas Gerais
340 – Universidade Estadual Paulista
377 – Universidade de Brasília
456 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
457 – Universidade Federal do Paraná

Ranking Mundial de Universidades, julho 2009
1 – Massachusetts Institute of Technology
2 – Harvard University
3 – Stanford University
4 – University of California Berkeley
5 – Cornell University
6 – University of Wisconsin Madison
7 – University of Minnesota
8 – California Institute of Technology
9 – University of Illinois Urbana Champaign
10 – University of Michigan
38 – Universidade de São Paulo
115 – Universidade Estadual de Campinas
134 – Universidade Federal de Santa Catarina
152 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
196 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
204 – Universidade de Brasília
241 – Universidade Federal de Minas Gerais
269- Universidade Estadual Paulista
352 – Universidade Federal do Paraná
354 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support