Grupo AMANHÃ premia as empresas mais inovadoras do sul

As companhias mais inovadoras dos três estados do sul serão premiadas em evento na quinta-feira (13), a partir das 18h, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. A atividade faz parte do projeto Campeãs da Inovação, que está em sua décima edição e é realizado pelo Grupo AMANHÃ em parceria com a consultoria especializada Edusys e com o apoio técnico da Fundação Dom Cabral.

O levantamento coloca em evidência tanto operações de multinacionais já consagradas, como benchmarks globais de inovação, quanto experiências de genuínas startups locais, com raízes e personalidade típicas do sul. Serão premiadas companhias como Whirlpool – à frente do ranking pela terceira vez consecutiva – Marcopolo, Grendene, Portobello, Weg e Randon, que se projetam como grandes desenvolvedoras e exportadoras de tecnologia; e também empresas como as paranaenses Sanex, que cria soluções únicas para o mercado veterinário, e Candon, cuja especialidade é encapsular substâncias utilizadas por indústrias de alimentos, entre outras (confira abaixo a lista completa).

A atividade também terá espaço para discussões ligadas à criatividade e inovação. À convite do Grupo AMANHÃ, Luiz Serafim (foto), Head de Marketing Corporativo da 3M do Brasil e um dos líderes de Inovação da empresa, sairá de São Paulo para apresentar o case da 3M na abertura do evento. Ele ainda participará de um painel mediado por Eugênio Esber, diretor de redação da Revista AMANHÃ, sobre o tema “Ouvir ou surpreender o consumidor? O caminho para inovar”, estando à disposição para questionamentos do público. Serafim já realizou mais de 500 apresentações sobre Inovação e Negócios, é professor de Gestão da Inovação e Marketing em cursos de MBA de diversas faculdades brasileiras e faz parte do time de Mentores dos programas de Empreendedorismo da Endeavor desde 2013. Também publicou o livro “O Poder da Inovação”, pela Editora Saraiva.

Os ingressos para o evento custam R$60 e podem ser adquiridos através do emailrelacionamento@amanha.com.br ou telefone (51) 3230-3532. São esperadas cerca de 300 pessoas, entre executivos e principais lideranças empresariais da região Sul ligadas à inovação, além de acadêmicos e jovens empreendedores. Jornalistas, fotógrafos e assessores de imprensa podem se credenciar para cobrir o evento, enviando email para fernanda@donaflorcomunicacao.com.br .

CONFIRA QUEM SÃO AS COMPANHIAS MAIS INOVADORAS DA REGIÃO SUL:

As 20 empresas mais inovadoras do sul:

Classificação geral do ranking elaborado por AMANHÃ e Edusys

Posição

UF

Whirlpool

Joinville

Marcopolo

ALL

Grendene

Farroupilha

Intecnial

Erechim

RS

Prati, Donaduzzi e cia. Ltda.

Toledo

Aspeur – Feevale

Novo Hamburgo

As 30 que completam a elite da inovação na região

A seguir, em ordem alfabética, as companhias situadas entre a 21ª e a 50ª posições

UF

Agrale e Controladas

Bhio Supply

Esteio

Bunge Alimentos

Gaspar

SC

Candon Aditivos para Alimentos Ltda.

Mar. Cândido Rondon

PR

Cecrisa Revest. Cerâm. e Contr.

Criciúma

SC

Fund. Univers. de Caxias do Sul (UCS)

Grupo Tramontina

Carlos Barbosa

RS

GVT – Global Village Telecom Ltda.

GHospital de Clínicas P. Alegre

Innova

Triunfo

Karsten e Controladas

Blumenau

SC

Lactec – Inst. Tecn. Desenvolv.

Librelato S/A

Orleans

Lojas Renner S/A

Noma do Brasil S/A

Maringá

PR

Parque Eólico Cenael (EDP Energia)

Água Doce

Positivo Informática S/A

Procergs

RBS Comunicações S/A

Rede Plaza

RGE – Rio Grande Energia

Santa Casa de Miseric. de Porto Alegre

Sanex Com. e Indústria Veter
inária Ltda.

PR

Site – Soluções Integ. em Tecn. Educac.

Spheros Climatização do Brasil S/A

Grupo Tigre

Joinville

Unifértil

Canoas

Usaflex – Indústria & Comércio

Igrejinha

Viação Ouro e Prata S/A

Zen S/A

Brusque

Metodologia – Campeãs da Inovação

Para chegar aos resultados, é feito um questionário específico, com 43 questões que abordam diferentes aspectos relacionados à construção de um ambiente criativo – desde a cultura organizacional até os resultados concretos de novas ideias. A classificação final depende da pontuação em seus dimensões diferentes: Estrutura e Cultura Organizacional; Ações: Foco no Esforço da Inovação; Criatividade e Desenvolvimento inicial; Tratamento e Orientação à Inovação; Atitude; Resultados da Inovação na Organização. O questionário é feito por meio de um site exclusivo; e foram convidadas a participar da pesquisa as 500 maiores empresas do Sul, listadas no ranking 500 MAIORES DO SUL, elaborado por AMANHÃ e PwC.

PREMIAÇÃO DAS CAMPEÃS DA INOVAÇÃO e PALESTRA COM LUIZ SERAFIM (3M)

Quando: Quinta-feira (13/3), a partir das 18h

Onde: Hotel Sheraton (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento) – Salão Mercosul

Programação:

18h00 – Credenciamento e coquetel
19:00 – Abertura
19:15 – Edusys (apresentação Técnica)
19:30 – Palestra Luiz Eduardo Serafim – Head de Marketing Corporativo da 3M
20:10 – Painel “Ouvir ou surpreender o consumidor? O caminho para inovar”, com Luiz Eduardo Serafim, e mediação de Eugênio Esber, diretor de Redação da Revista AMANHà
20: 30 – Premiação
21:30 – Encerramento