Nesta sexta-feira, 6, acontece uma rodada de trabalhos com os pesquisadores do Grupo Biogás – Pesquisa e Inovação, no auditório do Celta, no Parque Tecnológico Alfa, Bairro João Paulo. A partir das 8h30 haverá palestras sobre as diversas áreas envolvidas na organização de um programa para financiar pesquisas sobre biogás em Santa Catarina, sob coordenação da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
O objetivo do evento é dar suporte para formatar as diretrizes para o “Programa de Pesquisa (Básica e Aplicada) de Biogás para Santa Catarina” (interdisciplinar, interinstitucional e transversal). O assunto começou a ser trabalhado em outubro do ano passado, culminando na entrega de documento ao Presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, em novembro, intitulado “Por que financiar a pesquisa interinstitucional, multidisciplinar e transversal sobre biogás para Santa Catarina.“
Última reunião de 2014, com a presença do pesidente da FAPESC (foto: Paulo Cordeiro)
Na tarde do dia 5 de março, participantes dos dois Grupos de Trabalho – Biogás Pesquisa (pesquisadores) e Biogás Institucional (atores de Estado) – fizeram uma excursão técnica a unidades de produção de biogás com tecnologia de ponta, em Pomerode e Itajaí, inauguradas em 2014. Estão envolvidas nesse projeto entidades como a CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina), AGESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), FATMA (Fundação do Meio Ambiente), SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) além de pesquisadores de várias universidades do estado.
Fonte: Assessoria da FAPESC