SDS capacita consultores dos comitês de bacias catarinenses

A partir desta segunda-feira (6), ocorre a primeira capacitação de 16 consultores técnicos dos comitês de bacias do Programa de Competitividade da Agricultura Familiar em Santa Catarina – Programa SC Rural – realizada pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com o apoio do Banco Mundial. O encontro será em Itajaí, no centro de treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), e será realizado até o dia e 9 de fevereiro, com palestras e atividades de treinamento.

O objetivo é esclarecer cada uma das linhas de ação que envolvem o processo de gestão dos recursos hídricos do estado de Santa Catarina. “As ações estão interligadas e temos de conscientizar os nossos consultores que atuam nos comitês da importância de sua atuação na disseminação das informações e na concretização das ações, assim como em outras funções inerentes ao programa”, explica o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Edison Pereira da Lima.

Os painéis previstos na programação desse treinamento serão abertos pelo diretor de Recursos Hídricos, que falará sobre o programa SC Rural. Os temas são o arranjo legal e institucional da gestão de recursos hídricos, o cadastro de usuários de água, os planos de bacias hidrográficas, o sistema de apoio em tecnologia da informação de Santa Catarina, a outorga e o controle dos recursos hídricos, o monitoramento hidrometeorológico, o levantamento aerofotogramétrico, o sistema de alerta hidrometeorológico e o fortalecimento dos comitês de bacias.

A atividade gestão de recursos hídricos, por meio de suas linhas de ações, está inserida no conjunto que objetiva a implementação do Programa de Competitividade da Agricultura Familiar em Santa Catarina – Programa SC Rural. “A gestão eficiente dos recursos hídricos catarinenses é indispensável para o melhor aproveitamento da água, para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável de todos os setores usuários de água”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

Fonte: SDS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support