Programa Geração TEC certificou mais de 1,5 mil pessoas em 2013

O Geração TEC entregou 1.579 certificações para jovens e adultos em cursos de linguagens de programação, suporte, gestão empresarial e formação de microempreendores individuais (MEIs) com foco no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Santa Catarina em 2013. “Além de atender a demanda do setor de tecnologia com profissionais capacitados, este programa oferece oportunidades aos catarinenses que serão protagonistas na nova economia catarinense”, declara o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

 

O Geração TEC foi lançado em agosto de 2011, visando formar mais profissionais na área de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico. O projeto oferece cursos gratuitamente para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou que estejam cursando o último ano. Desde do lançamento, foram 3.475 certificações entregues.

 

O mapeamento do setor de TIC em várias regiões catarinenses contou com a participação de empresas e instituições de ensino, que ajudaram na formatação dos cursos, número de turmas, horário das aulas, carga horária e ementa. Foram oferecidos cursos de programação em Java, Power Builder, Delphi, C++, .NET, PHP, Progress, Teste de Software, Arte e Design Games, Help Desk/Suporte, Montagem Eletrônica e Elétrica, entre outros.

 

“O Governo do Estado e as instituições parceiras levaram, durante o ano, o Geração TEC a todas as regiões, gerando oportunidades e promovendo o segmento de tecnologia, que é o motor da nova economia catarinense”, relata Bornhausen. Criado pela SDS e realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto Internacional de Inovação (i3), o Geração TEC conta com a parceria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e instituições de TIC das cidades onde as capacitações foram realizadas.

 

Educação TEC

 

Visando estimular o aprendizado da sustentabilidade em diferentes disciplinas para alunos da rede pública estadual, a SDS lançou o Educação TEC. O projeto-piloto foi realizado em Florianópolis, no Centro Educacional Lucia Mayvorne, com participação de 135 estudantes. “Pesquisamos e utilizamos modernas metodologias de ensino, como a adoção do design thinking na educação, para estimular nos alunos a importância da sustentabilidade”, descreveu Bornhausen.

 

A escola selecionada recebeu uma sala digital e uma sala de prototipação para a execução do projeto. “O formato do Educação TEC poderá ser replicado em outras escolas do Estado”, completou a secretária adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo. Segundo ela, o projeto-piloto foi criado de forma a estimular o pensamento inovador e criativo, dando foco à capacitação dos professores e a interação aluno e comunidade, sem a necessidade de investimentos muito elevados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support