Vice-governador Pinho Moreira garante segurança jurídica para investidores da Catal

O vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, garantiu, nesta sexta-feira (2), em Barcelona, segurança para os investidores da Catalunha que quiserem vir para o Estado. Falando para cerca de 200 empresários, Pinho Moreira foi categórico: “Nós escolhemos a Catalunha para parceiro e vocês têm garantia jurídica e política em Santa Catarina”.

O termo entre os governos foi assinado no Palácio do Governo da Catalunha – Generalitat de Catalunya, pelo secretário de Assuntos Exteriores, Senén Florensa, e pelo o vice-governador. “O Governo tomou a decisão de expandir as relações socioeconômicas de Santa Catarina para o mundo, por meio dos acordos como esse que assinamos hoje, por meio da gestão da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável”, enfatizou Pinho Moreira.

Ao abrir o evento, Florensa disse que eles escolheram 20 motores do mundo na economia globalizada para fazer alianças estratégicas de desenvolvimento. Segundo ele, Santa Catarina é um desses motores. “É um Estado com posição privilegiada de estar entre a Argentina e São Paulo. A porta perfeita para a Europa chegar ao Mercosul”, justificou o secretário catalão.
Além disso, o Florensa listou as semelhanças entre as duas regiões, especialmente no setor tecnológico e de inovação. “Santa Catarina é um mercado atrativo e cheio de oportunidades, com sua vocação de inovação e dinamismo econômico. Possibilita conhecermos melhor o Brasil”, afirmou.

Dirigindo-se aos empresários catalães presentes, Senén Florensa destacou a importância do acordo. “É um apoio que os dois governos estão dando para os investidores e empresários brasileiros e catalães poderem realizar suas parcerias comerciais”, define. Ele encerrou sua fala reafirmando convicção de que esse acordo vai gerar resultados imediatos e de longo prazo, para as duas regiões. Entre os empresários do evento, estava o presidente da recém-criada Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Javier Mirallas Sarabaia.

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, ao apresentar o programa SC@2022 – Santa Catarina Estado Máximo de Inovação reforçou as palavras do vice-governador do motivo o qual Santa Catarina escolheu a Catalunha para o acordo internacional. “A determinação do governador Colombo é no sentido de internacionalizarmos a economia catarinense dentro dos novos parâmetros da globalização regional da economia mundial. Escolhemos a Catalunha para entrar pela porta da frente na Europa, assim como vocês entrarão no Brasil também pela porta da frente”, destacou.

A ACC1Ó, agência catalã de apoio à competitividade da empresa e que fomenta os investimentos externos do governo catalão, junto com a SDS organizaram o evento. “Santa Catarina é a opção certa para a internacionalização de parcerias locais ou de implantação de novos empreendimentos para os investidores catalães”, afirma o diretor ACC1Ó, Josep Moragas.

Presente ao encontro representando o governo federal, o embaixador Sérgio Barbosa Serra, cônsul-geral do Brasil em Barcelona, afirmou que estava ali na qualidade de padrinho de um casamento, para oficiar as bodas da Catalunha com Santa Catarina. “Tenho certeza de que será um casamento muito feliz”, comemorou.

Além do vice-governador e do titular da SDS, falaram sobre Santa Catarina, na ocasião, o diretor de Economia da Secretaria de Assuntos Internacionais, Amir Ternes; o diretor do Inova@SC, Luiz Antônio de Oliveira; o consultor-jurídico do Inova@SC, Alexandre Salles; e consultor-internacional do Inova@SC, Carlos Olsen.

Informações adicionais:
Michelle Nunes