Abertas inscrições para curso de jornalismo científico

05.10.2010

No período de 4 a 22 de outubro, acontecem as inscrições para o Curso de Especialização em Divulgação Científica e Jornalismo Científico em Saúde na Amazônia, promovido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD)/Fiocruz Amazônia e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, sediada em Manguinhos (RJ). O resultado da seleção está previsto para sair no dia 28 de outubro.

Com recursos da ordem total de R$ 141,11 mil, a especialização é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Fiocruz e Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), sendo a FAP a maior incentivadora do curso, com investimentos de R$ 103,9 mil.

Ao todo estão sendo oferecidas 24 vagas a pessoas com diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado em órgãos competentes, sendo seu público-alvo formado por profissionais com formação em Comunicação Social e áreas afins, em especial jornalistas atuantes na mídia local e assessores de comunicação das Instituições de Pesquisa e Ensino Superior.

”O objetivo do curso é oferecer formação profissional e acadêmica para o desenvolvimento na área da divulgação e do jornalismo científico em saúde na Amazônia”, explicou o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena.

Com início previsto em 22 de novembro, as aulas ocorrerão em períodos de uma semana de concentração, nos turnos da manhã e tarde, e três semanas de dispersão com carga horária total de 400 horas/aula. A frequência mínima será de 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas, de acordo com o estabelecido no Regimento de Ensino do ILMD.

O Trabalho de Conclusão do Curso terá apresentação pública e será avaliado por uma comissão escolhida pela coordenação.     “O curso vai trazer qualificação para profissionais atuarem com excelência em divulgação e jornalismo científico. Nesse sentido, estamos preparando profissionais para atuar num campo que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos aqui no Amazonas, inclusive com o grande incentivo da FAPEAM”, afirmou o coordenador do curso, Júlio César Schweickardt.

Documentos necessários

Para concorrer a uma das vagas, os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma SIGA, no site da Fiocruz Amazônia.Clique aqui e tenha acesso ao edital.   Esse formulário deverá ser impresso, assinado e entregue na Secretaria Acadêmica, conforme endereço: Rua Teresina 476 – Adrianópolis. CEP: 69.057-070. Manaus/AM. Telefone: (92) 3621-2302, Fax: (92) 3621-2354 — e-mail: seca@amazonia.fiocruz.br.

Poderá também ser enviado por Sedex, juntamente com os seguintes documentos: ficha de inscrição, fotocópia legível do diploma de graduação devidamente reconhecido pelo MEC (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso, informando data da colação de grau, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada.

A data da declaração deverá ser a do mês em curso; Curriculum Vitae com documentação comprobatória; Carta de intenções do candidato, com exposição dos motivos pelos quais deseja realizar o Curso; Carta de apresentação do candidato escrita pela chefia/gestor liberando-o para participar do curso, no caso de o mesmo possuir vínculo empregatício.

Mais informações, acesse:http://www.sigals.fiocruz.br .

Fonte:Cristiane Barbosa  – Agência Fapeam

05.10.2010

Documentos necessários

Mais informações, acesse:http://www.sigals.fiocruz.br .

Fonte:Cristiane Barbosa  – Agência Fapeam