Inscrições para programa da Fundação Gates terminam dia 6 de maio

Criado em 2008 pela Fundação Bill & Melinda Gates, o Grand Challenges Explorations (GCE) já financiou mais de 900 pesquisadores em 50 países. No ano passado, esse time ganhou o reforço de três brasileiros: o engenheiro mecânico Ricardo Capúcio de Resende, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o engenheiro agrônomo Mateus Marrafon, pesquisador do Instituto Kairós, de Itu (SP), e o farmacêutico Floriano Paes Silva Junior, da Fiocruz.

Cada um deles receberá um financiamento de 100 mil dólares para colocar em prática seus projetos em saúde e agricultura. Se forem bem-sucedidos, podem concorrer a um financiamento adicional de até 1 milhão de dólares.

O projeto de Ricardo foi selecionado porque criou uma máquina leve, fácil de usar e específica para mulheres agricultoras que é capaz de plantar até duas culturas ao mesmo tempo. Já o de Floriano Junior propõe a criação de um sistema rápido e automatizado para avaliar a eficácia de medicamentos nunca antes testados contra a esquistossomose e a filariose. Mateus Marrafon desenvolveu uma fita de papel biodegradável para ajudar o pequeno agricultor a calcular o espaçamento exato entre as sementes na hora de plantar.

Os candidatos têm até o dia 6 de maio para enviar seu projeto inovador e de impacto para solucionar um dos cinco desafios abaixo:

– Novas maneiras de medir o desenvolvimento cerebral fetal e de crianças com até 1 ano(NOVO)

– Novas maneiras de trabalhar juntos: estratégias de integração de serviços de saúde já existentes para aumentar o alcance de intervenções comunitárias em doenças tropicais negligenciadas(NOVO)

– Promoção de comportamentos saudáveis: engajar, quebrar paradigmas e superar obstáculos

– Ferramentas e modelos inovadores para apoiar intervenções em distúrbios entéricos

– Inovações nos sistemas de prestação de contas e de feedback em projetos de desenvolvimento agrícola

Para enviar seu projeto, é preciso criar uma conta do GCE em: https://gce.gatesfoundation.org

Fonte: Maria Paola de Salvo – Global Health Strategies