Exposição em Florianópolis conta história de companhia francesa de correio Aéropostale

O Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa recebe de 5 de maio a 8 de junho de 2014 a exposição Memória da Aéropostale, que conta a história da companhia francesa de correio aéreo. 

A mostra ficará aberta à visitação gratuita na Sala Martinho de Haro e é realizada pela Associação Memória da Aéropostale no Brasil e o RaideLatécoère com o apoio da FCC, FapescSantur e Secretaria Municipal de Educação.

A mostra permite descobrir ou revisitar a história de um dos mais belos capítulos da aviação mundial: a da companhia francesa de correio aéreo, conhecida como Latécoère e Aéropostale. Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heroicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar o correio. Sem contar a travessia do Oceano Atlântico, em 1930.

Somente no Brasil, a companhia possuiu 11 escalas, de norte a sul: Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, além da base de hidraviões em Fernando de Noronha. Entre as escalas, Florianópolis se destaca pelo fato de ter ainda conservado, no Campeche, o antigo terreno de pouso e o casarão dos pilotos, dito “popote”, cujo restauro o Ministério da Cultura já aprovou. Além disso, permeiam a história da cidade os relatos dos nativos, endossados pelos documentos de franceses, da passagem de um dos mais famosos pilotos da Companhia Aéropostale: Antoine de Saint-Exupéry, também escritor e autor do best-seller mundial, O Pequeno Príncipe (1943).

Por fotos, totens, maquetes de aviões, mapas da época, o visitante da exposição Memória da Aéropostale terá a oportunidade de conhecer mais detalhes dessa história que une a França e o Brasil e está na gênese da própria Air France, companhia que se formou pela fusão de cinco outras empresas, entre as quais, a Aéropostale.

A abertura da exposição contará com a presença de seis aviadores franceses que realizam o RaideLatécoère, com o intuito de celebrar a memória dos grandes pioneiros da aviação e lançar, no Brasil, o projeto de tombamento da rota da antiga Aéropostale pela Unesco. Em dois aviões, o RaideLatécoère faz um programa em cinco cidades brasileiras: Pelotas, Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro e Natal. Em todas, visita os eventuais vestígios da antiga companhia e faz o inventário dos mesmos para o dossiê de tombamento, além de abrir exposições temáticas que reavivam a história dessa epopeia aérea. Na ocasião, será lançada ainda a revista História Catarina, com edição especial sobre a Aéropostale.


Serviço:

O quê: Exposição Memória da Aéropostale
Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis/SC)
Abertura: 5 de maio de 2014, às 19h30min
Visitação: de 6 de maio a 8 de junho de 2014. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Informações:
Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support