Sergio Gargioni reeleito por unanimidade para presidência do CONFAP

Na quarta-feira (4 de março), segundo dia de fórum do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), foram realizadas as eleições para presidente e vice-presidente da entidade. Foi reeleito Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovção do Estado de Santa Catarina) que presidiu o Conselho entre 2013 e 2015. Também por aclamação foi escolhida como vice-presidente Maria Zaira Turchi, presidente da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás). O mandato deles vai de março de 2015 a março de 2017.

diretoria confap 2015

Maria Zaira é graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica -PUC/RS (1999), com Doutorado Sanduíche no Centre de RecherchesSurL’Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. É professora titular da UFG, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (1999-2003); Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2004-2005); Diretora da Faculdade de Letras (janeiro de 2006-fevereiro de 2011); Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras (2004-2011). Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística ANPOLL (2006-2008).

É membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás desde 2005. Possui artigos em periódicos especializados na área de teoria e crítica literária, é autora de livros, dentre os quais, Ferreira Gullar: a busca da poesia (1985), publicado pela Editora Presença/Rio de Janeiro, e Literatura e antropologia do imaginário, em 2003, pela Editora da UnB (Finalista do Prêmio Jabuti/2004 na categoria Crítica) e Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão, pela Cultura Acadêmica, em 2006 (Prêmio Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ/seção brasileira do IBBY/ UNESCO). É presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) desde fevereiro de 2011.

Maria Zaira substituiu José Ricardo de Santana , presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Sergipe, que já havia sido vice-presidente por dois mandatos, o último como vice de Sergio Gargioni.

Currículo do presidente
Engenheiro Mecânico formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e docente desta instituição há décadas, Sergio Gargioni tem Mestrado em Engenharia Mecânica, pela University of Illinois, Estados Unidos e MBA Executivo, na área de Administração de Negócios, pelo Instituto IMD Lausanne, Suíça. Fez diversos outros cursos em instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o INSEAD, na França.

Atualmente preside a FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina e atua como Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) em entidades públicas e privadas. Em 2015, completa 43 anos de docência, tendo lecionado na Universidade de Brasília e na UFSC.

Sua experiência profissional anterior se deu em várias esferas. No governo federal, foi Superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura e Secretário de Órgãos Colegiados e do CNPq; Secretário Executivo do Conselho Nacional da Pós-Graduação, CAPES/Ministério da Educação e Cultura; Vice-Diretor e Gerente de Equipamentos PREMESU/MEC.

No governo estadual, foi Secretário-Adjunto de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente, Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina e Engenheiro do BESC (Banco do Estado de Santa Catarina). No Sistema FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), foi Superintendente do SESI (Serviço Social da Indústria); e Diretor Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi.

Foram eleitos para o Conselho Fiscal do CONFAP: José Ricardo de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Sergipe (novo presidente do Conselho Fiscal); Fábio Guedes Gomes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; e Antônio Máximo, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria da FAPESC