Carlos Chiodini é empossado como secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Tomou posse nesta quarta-feira, 4, o novo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini. “Nosso principal desafio é manter a economia do Estado crescendo. Vamos trabalhar para a vinda de novos investimentos, porém, criando políticas públicas que potencializem a competitividade do setor produtivo catarinense. Este é o nosso grande patrimônio, o mesmo que faz Santa Catarina ser o maior gerador de empregos do país e o segundo Estado com a maior participação da indústria de transformação do PIB”, disse.

carlos-chiodini-posse

Chiodini tem 32 anos e é de Jaraguá do Sul. Em 2007, assumiu o cargo de diretor do Porto de São Francisco. Foi eleito deputado estadual em 2010 e reeleito em 2014. Segundo ele, o primeiro objetivo será reduzir o valor de custeio da pasta, conforme solicitação do governador Raimundo Colombo. “Queremos também fortalecer os órgãos vinculados, estreitando o relacionamento ouvindo as necessidades e executando as melhorias fundamentais para o benefício da população catarinense”, falou Chiodini.

O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, que na ocasião representou o governador Raimundo Colombo, afirmou que a SDS é uma das secretarias mais importantes, pois é o modelo de desenvolvimento de Santa Catarina. “A SDS é de fundamental importância para que o Estado continue sendo referência nacional e até internacional. Parabéns pela coragem”, declarou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, falou sobre a continuidade dos trabalhos junto à SDS. “Os eixos de atuação da secretaria estão alinhados com os propósitos da Fiesc”, salientou. Corte falou que a média dos indicadores da indústria catarinense foi melhor que a média nacional. “Crescemos 3% na exportação, enquanto o Brasil caiu 7%. Além disso, lideramos a criação de empregos no país em termos absolutos”, citou.

A SDS centraliza, em um mesmo órgão, atividades ligadas ao meio ambiente, ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico. Entre as ações na área econômica destaca-se o Juro Zero, o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), o apoio as micro e pequenas empresas (MPEs) e atração de grandes investimentos.

Entre os trabalhos desenvolvidos no segmento de ciência, tecnologia e inovação, há o Geração TEC e a instalação dos 13 Centros de Inovação. A SDS atua, ainda, no fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, planejamento, outorga e controle dos recursos hídricos, nos planos de saneamento e resíduos sólidos, além de outros projetos para sustentabilidade e mudanças climáticas.

A solenidade contou com a presença dos secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores; da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa; da Justiça e Cidadania, Ada de Luca; e de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff. Acompanharam também o diretor superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli, o defensor público-geral do Estado, Ivan Ranzolin, o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, os deputados estaduais Valdir Cobalchini, Antonio Aguiar, Ismael dos Santos, Aldo Schneider, Mauro de Nadal, Ana Paula Lima, Silvio Dreveck, Dirce Heiderscheidt, Vicente Caropreso e o ex-deputado Renato Hinnig.

Participaram ainda os presidentes do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), Elmis Mannrich; do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Roberto Amaral; da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina, Francisco Camargo Filho; da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick; da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni; e da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Agesan), Sergio Grando.

Fonte: SDS