A abertura do II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica – desafios e perspectivas – ocorreu na manhã de segunda-feira (1º), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC).
A mesa de abertura foi composta pela vice-reitora da UFSC, Lucia Helena Pacheco, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, Carlos Alberto Marques, e pela diretora da Direção de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Silvânia Nascimento.
O evento, realizado pela UFSC, em parceria com a UFMG e com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contará com palestras e mesas redondas propostas por convidados nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalhos e oficinas que exemplifiquem iniciativas desenvolvidas atualmente no Brasil no âmbito da comunicação científica.
O Colóquio contou com palestras e mesas redondas propostas por convidados nacionais e internacionais. (Foto: Raíza Lucena/Agência FAPEAM)
De acordo com o professor Carlos Alberto Marques, o encontro possibilitou três dias de boa discussão em torno das diferentes formas, temas e aspectos que envolvem a comunicação científica. “Comunicar sobre ciência e tecnologia cumpre papel singular na formação cultural do povo, ajuda no exercício da cidadania, desvela situações e fenômenos, aproxima agentes sociais, eleva a consciência social e política, portanto comunicar é um fermento e ao mesmo tempo um produto da ciência”.
Após a abertura, a diretora do Centre Norbert Elias das Universidades de Avignon e Marseille na França, a física Suzanne de Chevéigne, deu início às atividades do colóquio e falou do estudo que desenvolve sobre as relações entre ciência e sociedade e o papel da mídia no contexto europeu, em particular à recepção de programas televisivos sobre ciência.
O II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica foi realizado até ontem na UFSC. A terceira edição do evento está prevista para ocorrer em 2016 em Minas Gerais.
Fonte: Aline Hanriot – Agência FAPEAM