Fórum Internacional discute Ciências Farmacêuticas, em Itajaí

O 8º Fórum Internacional da Cátedra Iberoamericana-Suiza de Desenvolvimento de Medicamentos (Cisdem) ocorre, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e pelo curso de graduação em Farmácia da Univali, ocorrerá no auditório do bloco E1, e reunirá pesquisadores da Europa e de países Ibero-americanos para discutirem os avanços tecnológicos de produtos farmacêuticos, cosméticos, alimentos e a formação do profissional farmacêutico em instituições de ensino.

O evento oportunizará o encontro para atualização, integração, reflexão e estabelecimento de parcerias de pesquisadores, profissionais e estudantes da área de Ciências Farmacêuticas com a participação de pesquisadores e profissionais do setor produtivo do Brasil e de outros países ibero-americanos. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro, pela internet, no link: http://www.univali.br/imprensa/eventos/saude-e-esporte/Paginas/viii-forum-Internacional-cisdem-2619.aspx, ao custo de R$ 50 para alunos de graduação, R$ 80 para alunos de pós-graduação e R$ 150 para profissionais.

Confira a programação completa:

Quarta-feira, 5 de novembro
19h – Cerimônia de abertura e conferência: Nanotecnologia Farmacêutica: de onde viemos, onde estamos e para onde vamos?, com Silvia Stanisçuaski Guterres, com da UFRGS.

Quinta-feira, 6 de novembro
8h30 – Mesa redonda: Mesa redonda – Novas ferramentas no desenvolvimento de medicamentos, com Isidoro Caraballo Rodrigues, da Universidad de Sevilla, da Espanha, e Antonio Iraizoz Colarte, da Universidad de La Havana, de Cuba.
10h30 – Mesa redonda: Nanotecnologia e novos medicamentos, com Marcos Luciano Bruschi, da UEM, Maria Palmira Daflon Gremião, da Unesp e Bruno Sarmento, da Universidade do Porto, de Portugal.
14h – Conferência: Recent results in Tuberculosis Pulmonary delivery, com Maurizio Ricci, da University of Perugia, na Itália.
15h – Conferência: Atenção farmacêutica aonde vamos? Aonde devemos ir?, com Manuel Machuc, da Universidad de Sevilla, na Espanha.
16h30 – Conferência: Quebrando paradigmas com a nanotecnologia, com Betina Giehl Zanetti Ramos, da Nanovetores.
17h30 – Apresentação de banners

Sexta-feira, 7 de novembro
8h30 – Política nacional de medicamentos, com Norberto Rech, da Anvisa
9h30 – Biofármacos e Biossimilires
11h – Biodisponibilidade em modelos com célula Caco-2, com Andrés Gogollo, da Colombia
14h – Desafios da Inovação na área farmacêutica, com Marcelo Cabral, da Johnson & Johnson
15h – Apresentação técnica, com Bielsa Mario, da Skan AG, da Suíça.
16h30 – 3ª Reunião de estudantes de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas para discussão de intercâmbios, internacionalização e dupla titulação em Ciências Farmacêuticas.
17h30 – Cerimônia de Encerramento.

Outras informações: (47) 3341-7930 ou tbresolin@univali.br, com Tania Mari Bellé Bresolin, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali.

Fonte: Wagner Mezoni – Coordenadoria de Marketing e Comunicação / Univali