Governo estadual define prioridades de saúde para programa nacional

Na próxima segunda-feira (8), começam a ser definidas as prioridades de pesquisa em saúde em Santa Catarina para o Sistema Único de Saúde (SUS). Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) se reunirão no Auditório do Hospital Universitário, em Florianópolis, para dar início à eleição de prioridades. Eles concluirão os trabalhos na terça-feira (9), quando o grupo será ampliado com a presença de representantes da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), do Ministério de Saúde e do CNPq (Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico), além de professores e pesquisadores de Centros de Saúde de universidades catarinenses.


A pesquisa é uma ferramenta de orientação da política pública, possibilitando a busca da superação das dificuldades e proposição de soluções para os problemas de saúde. Para tanto, a definição de prioridades deve considerar a magnitude dos problemas a ser investigada, como forma de assegurar resultados que possam ser incorporados por instituições e serviços de saúde e que contribuam efetivamente para a promoção da qualidade de vida da população.


Os temas escolhidos vão nortear o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS/SC), que financia estudos capazes de dar resposta aos problemas de saúde baseados no conhecimento científico.  Em 2011, as linhas de pesquisa selecionadas diziam respeito a tecnologias de informação e comunicação para Redes de Atenção à Saúde; modelos e instrumentos de gestão clínica; sistemas macro e micro de regulação em saúde; formulação de indicadores para atividades de gestão, atenção, monitoramento e avaliação; diagnóstico e dimensionamento da força de trabalho do SUS no estado.


Desde sua criação, em 2003, este programa nacional do CNPq apoiou mais de  2 mil projetos no Brasil e mais de 200 em Santa Catarina, todos acompanhados por meio de seminários de avaliação promovidos durante a realização das pesquisas e ao término delas.


Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665 4812 e 8418 1180

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support