PLATIC entra em segunda fase, embasado por conquista de prêmio

03.09.2010

Deste ano até 2013 será conduzida a segunda etapa do programa Plataforma da Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (PLATIC), que conquistou o primeiro lugar no Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software em 2007. O prêmio é concedido pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, e visa a estimular a adoção de normas, métodos, técnicas e ferramentas da qualidade para tornar as empresas mais competitivas.

A primeira etapa do PLATIC foi executada entre 2004 e 2008 e resultou num conjunto de ferramentas para a padronização de processos e produtos de software que também qualificam a gestão de negócios. A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) e teve apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

O PLATIC capacitou 349 profissionais na área de TIC e teve a colaboração de 61 pesquisadores, seis instituições de ensino e 49 empresas de Blumenau, Florianópolis e Joinville. Entre as principais conquistas do grupo estão a estruturação do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL-TIC/SC) e a realização do mapeamento das melhorias que o setor deverá implementa, como aumentar a competitividade dos produtos, criar estratégias de marketing, qualificar a mão de obra e padronizar processos.

O programa identificou também as principais barreiras à competitividade das empresas, promoveu a interação entre os atores do setor e ampliou a articulação entre empresas, governo e universidades.

Durante sua execução, foram realizadas pesquisas com mais de 85 empresas para levantamento das necessidades na área de formação, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e serviços, além de reuniões e workshops.

O comitê gestor do PLATIC teve representação  de entidades como IEL/SC, Fapesc, Finep, Acate, Blusoft, Softville, Furb, Sucesu, SENAI-CTAI/SC, Sebrae, BRDE, Cetic. A entidade gestora é o IEL/SC, a executora é a Furb e as co-executoras são UFSC, Univali, Univille, Unisul, SENAI/SC e os pólos de TIC.

No âmbito do programa foram lançadas as publicações Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (volume 1), A Proteção Jurídica da Propriedade Intelectual de Software (volume 2) e o Manual Básico de Contratos de Software (volume 3).

Para saber mais, fale com a responsável pelo programa, Valéria Arriero Pereira, fone (48) 3231-4633.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support