Conselho Superior da Fapesc representa todas as regiões catarinenses

Tomou posse hoje (4) o novo Conselho Superior da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Ele é presidido pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, que abriu a solenidade desta manhã. “O Conselho foi reestruturado e agora é constituído por 19 membros, sendo 6 do governo estadual, 6 da academia, 6 do setor produtivo e um da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina”, disse Bornhausen. “Nós temos pessoas de todas as regiões do estado para que as discussões sejam permeadas pelo equilíbrio regional.”

Segundo o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, outra inovação feita no Conselho foi a inclusão de um deputado estadual, José Milton Scheffer. Ele e seu suplente no Conselho, Antônio Eugênio Terêncio, integram a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Energia da Assembleia Legislativa.  Os dois se juntam a um grupo formado por principalmente reitores, empresários, e autoridades governamentais como o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessman.

Entre suas competências, os conselheiros baixam resoluções, analisam a aprovam o orçamento da Fundação, acompanham e fiscalizam suas atividades. Em 2012, foram lançadas chamadas públicas diversas, e uma delas, a do programa Universal, recebeu 677 propostas. “Também neste ano, o programa de bolsas da Fapesc foi ampliado. Além do aumento do número e dos tipos de bolsas, foram incluídas bolsas de produtividade para profissionais qualificados, submetidas ao Conselho Superior juntamente com todo o programa”, explica o coordenador de projetos, Miguel Pelandré Perez. Se aprovado, o programa resultará na concessão de aproximadamente 685 bolsas nas modalidades de iniciação científica júnior, iniciação científica universitária, Prêmio Mérito Universitário, iniciação tecnológica e industrial, mestrado, doutorado, doutorado sanduíche, pós-doutorado, pós-doutorado empresarial, pesquisador visitante, desenvolvimento científico regional, desenvolvimento tecnológico e Industrial, estágio/treinamento e produtividade em pesquisa.

Ainda em 2012 pode ser batido o recorde de aplicações por parte da Fapesc, caso os R$79 milhões previstos para financiar projetos de pesquisa, bolsas e ações de inovação sejam efetivamente liberados. Do total, apenas R$35 milhões devem vir do tesouro estadual;  R$44 milhões provem de parcerias e outras fontes.

Fonte: Heloisa Dallanhol/ Assessora de Imprensa da Fapesc