Presidente do CDI fala sobre inclusão digital na Fapesc

03.05.2010

Nesta segunda-feira (3), o presidente do Comitê para a Democratização da Informática, Heitor Blum S. Thiago, apresenta à diretoria da Fapesc detalhes sobre a campanha lançada recentemente pelo CD, bem como as atividades desenvolvidas pela instituição. Segue abaixo artigo sobre o mesmo assunto.

___________________________________________________________________________

Em plena era da globalização, ainda encontramos crianças, jovens e adultos que nunca sequer tocaram em um computador. Esta é a realidade de cidadãos de baixa renda em diversos lugares do Brasil, que precisam ser inseridos nesse novo mundo. A informática é um requisito básico para o trabalhador e, com o avanço das tecnologias, entre elas a da informação e comunicação, os processos produtivos são potencializados pelo acesso a diferentes máquinas, ferramentas e aparatos tecnológicos. O auxílio para o mercado de trabalho acaba sendo uma consequência, já que, com a formação e o acesso às informações, as pessoas têm a oportunidade de concorrer a diferentes vagas.

Com o objetivo de permitir a inclusão social por meio da inclusão digital foi criado, em 1995, o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que atua em todo o Brasil, e oferece cursos de cidadania e informática básica e avançada, em oficinas que permitem, também, discutir a inserção no mercado de trabalho.

Santa Catarina conta com o CDI, cuja perspectiva de inclusão digital está voltada para o desenvolvimento de uma sociedade civil mais participativa e contextualizada com as demandas globais a fim de provocar a percepção sobre a sua realidade e promover a transformação social. Graças ao apoio de empresas, instituições e entidades, a região da Grande Florianópolis possui, atualmente, 19 espaços de cidadania de inclusão digital, onde as pessoas têm a oportunidade de acessar, gratuitamente, a internet e suas ferramentas, além de participar de cursos de informática básica e avançada.

Entretanto, tenho a convicção de que podemos e devemos fazer mais, muito mais, com a ajuda da sociedade. Todo Mundo Pode Mais. Essa é a nossa campanha e a nossa meta para atender a todas as comunidades da Grande Florianópolis.

Por Heitor Blum S. Thiago, PRESIDENTE DO CDI/SC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support