A partir deste ano, o MIDI Tecnológico, incubadora de empresas de Florianópolis (SC), começa a dar suporte técnico para outras três incubadoras de Santa Catarina, através do programa do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE). O modelo tem como objetivo apoiar a profissionalização das incubadoras de empresas, em processos de gestão para melhorar os serviços e oportunidades oferecidos às incubadas. O MIDI Tecnológico passará a auxiliar na implantação do CERNE na Incubadora Tecnológica de São José, em São José, Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE), de Tubarão, e Uniinova, da Itajaí.

O trabalho será realizado de forma integrada entre as instituições, que submeteram quatro projetos para o mesmo edital e que serão executados de forma complementar. As incubadoras apoiadas pelo MIDI Tecnológico terão um ano para executar seus projetos a fim de estabelecer melhorias em suas gestões por meio do alinhamento com a proposta exigida pelo programa de certificação. Todo trabalho será supervisionado pelo MIDI Tecnológico e realizado de acordo com as diretrizes apresentadas nos projetos de cada instituição.

Paralelamente às ações dos projetos apoiados, o MIDI Tecnológico terá dois anos para executar um projeto próprio que prevê a implantação interna da metodologia CERNE 1. De acordo com o proposto, ao longo desses dois anos serão realizadas ações com foco em consolidar negócios inovadores, bem sucedidos e sustentáveis frente ao mercado regional; fortalecer a confiança entre as incubadoras participantes do projeto e as empresas incubadas; qualificar os profissionais envolvidos na gestão das incubadoras.

Ao implementar a metodologia CERNE, será possível identificar os pontos fracos e fortes de cada instituição, permitindo fazer uma melhor análise interna e externa a respeito do seu papel frente os empreendimentos que suportam. “Com isso, será possível que incubadoras em nível distinto de maturidade tenham conhecimento sobre a metodologiaCERNE, de maneira que o MIDI Tecnológico possa auxiliar no processo de desenvolvimento das incubadoras que apoia”, explica a coordenadora técnica do MIDI Tecnológico, Joice Adinete Ramos.

“Ao sermos certificados pelo CERNE, esperamos usar os conhecimentos adquiridos e nossa experiência de 13 anos, para contribuir na melhoria dos processos e da qualidade dos serviços oferecidos às empresas atendidas. É importante ressaltar que as quatro incubadoras já desenvolvem importante trabalho em suas regiões e podem potencializar suas atuações ao implementar práticas exigidas pela certificação”, destaca a coordenadora do MIDI Tecnológico, Jamile Sabatini Marques. Ela explica que entre os resultados esperados, estão a ampliação da capacidade de geração de negócios inovadores e a formação de uma aliança construtiva entre os parceiros, que compartilharão os desafios, sucessos e problemas durante a aplicação sucessiva dos diferentes estágios do modelo CERNE.

Todas as atividades devem iniciar no final de junho, após a assinatura de convênios entre as incubadoras e o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Sobre o MIDI Tecnológico

O MIDI Tecnológico ocupa uma área de 1 mil m2, no terceiro andar do Condomínio Industrial da Informática, prédio onde fica a sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), no bairro Trindade, em Florianópolis (SC). Criada em 1998, a incubadora é administrada pela ACATE e mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC). Tem como foco prestar serviços de incubação a empreendimentos de base tecnológica, apoiando o processo de desenvolvimento de pequenas empresas nascentes. Desde sua fundação, em agosto de 1998, a instituição já graduou 56 empresas e hoje apoia 22 incubadas: 11 residentes e 11 virtuais. O MIDI Tecnológico foi eleito, em 2008, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).

Fonte: ACATE