Área de recursos hídricos recebe R$ 14 milhões

03.03.2010

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) lançou um edital com recursos de R$ 14 milhões para apoiar redes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de hidrologia, hidráulica e hidrogeologia. Os recursos não-reembolsáveis são oriundos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro).

Os projetos devem ter como objetivos específicos, entre outros, a geração de conhecimento referente ao uso sustentável da água e à proteção dos ecossistemas. Será estimulada a formação de redes voltadas para quatro temas: Hidráulica Fluvial, Estuarina e Costeira e Hidráulica de Condutos Forçados; Hidrologia Regional; Bacias Representativas Urbanas e Rurais; e Hidrogeologia Urbana e Regional.

As instituições interessadas têm até 23 de março para apresentar sua candidatura, indicando o tema específico, sua proposta de orçamento e de coordenador. Uma mesma instituição poderá se candidatar em até dois temas, desde que envie um Formulário de Seleção específico para cada um, e que os responsáveis pela coordenação das propostas sejam distintos. Por exemplo: uma unidade de pesquisa (um departamento de uma universidade) poderá candidatar-se para participar de dois temas, desde que as equipes sejam distintas.

Cada proposta de rede deve ter valor mínimo de R$ 1 milhão e poderá ter até 10 subprojetos.

Fonte: Portal do MCT
Para saber mais: