Florianópolis terá Semana de Ciência e Tecnologia

Programação tem o objetivo de aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do cotidiano das pessoas

No mês de outubro, Florianópolis terá uma semana inteira dedicada à divulgação da ciência, da tecnologia e à disseminação da inovação. Entre os dias 17 e 23 de outubro, será realizada a I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, cuja programação reúne palestras, seminários, lançamentos, mostras, feiras e outros eventos promovidos por diversas instituições da cidade e pela Prefeitura de Florianópolis. A programação preliminar já está disponível no site da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia está sendo elaborada de forma colaborativa, integrando eventos de diversas instituições da cidade de Florianópolis. A programação integrada está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, responsável pela coleta dos eventos e publicação da agenda no site da Prefeitura de Florianópolis. Instituições interessadas em incluírem eventos na agenda da I Semana Municipal podem entrar em contato com a Secretaria e encaminhar as informações.

Entre as instituições que já enviaram a sua programação para a agenda da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), a Fundação CERTI, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SC), a incubadora MIDI Tecnológico, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC).

Um dos eventos programados para a Semana é o encaminhamento da Lei Municipal de Inovação para a Câmara de Vereadores. A Lei, que passou por um processo de consulta pública pela internet, será encaminhada para o Legislativo Municipal no dia 17 de outubro. A Prefeitura e a ACATE também irão realizar, no dia 18, a II Mostra de Soluções Tecnológicas da Capital da Inovação, que irá reunir gestores municipais e empresas de tecnologia para apresentar as necessidades do município e as soluções inovadoras oferecidas pelo polo tecnológico de Florianópolis.

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia será realizado, no dia 20, o evento de premiação do Concurso Jovem Inovador, que levou o tema da inovação para as salas de aula da rede municipal de ensino, estimulando os estudantes a criarem desenhos e vídeos sobre o assunto. A votação pela internet, que será realizada até o dia 14 de outubro, irá selecionar o melhor trabalho. O vídeo vencedor será publicado no site da Prefeitura de Florianópolis e o desenho será impresso na capa do carnê do IPTU 2012. Ainda na programação da Semana está a formatura de cerca de 450 participantes dos cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital.

Sobre a Semana
A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi instituída pela Lei 8.503/2011, de 07 de janeiro de 2011 e acontece em paralelo a Semana Nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Realizada desde 2004, a Semana Nacional tem como tema principal de 2011 “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.

Fonte: PMF