Iniciativa faz parte do Projeto de Integração dos Polos Catarinenses de Tecnologia e Inovação, que integra o Programa Sistemas Regionais de Inovação, e também pretende aproximar empresas e Núcleos de Inovação das Universidades
Na próxima quinta-feira (dia 04/07/13) o Projeto Integração dos Polos Catarinenses de Tecnologia e Inovação, que integra o Programa Sistemas Regionais de Inovação (SRI), inicia uma série de workshops que percorrerão todas as regiões do Estado. O objetivo principal é promover a integração dos diversos atores que compõem os polos catarinenses de Tecnologia da Informação e Comunicação, em especial os Núcleos Catarinenses de Inovação Tecnológica (NITs) e o meio produtivo. Os workshops percorrerão as seguintes cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Tubarão.
O Programa SRI é uma iniciativa financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência de Cooperação Espanhola, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Em Santa Catarina, o programa é coordenado pelo IEL/SC. O projeto Integração dos Polos Catarinenses de Tecnologia e Inovação foi proposto pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – ACATE, com a colaboração da UDESC, SEBRAE/SC e SOCIESC.
O Projeto Integração dos Polos Catarinenses de TIC conta com apoio financeiro da FAPESC visando a integração do sistema de gestão da rede de NITs. A Fundação também apóia outros dois projetos dentro do Programa SRI, quais sejam: Planejamento Integrado dos SRI-Sistemas Regionais de Inovação em Santa Catarina (coordenação do IEL-SC) e Ampliação da Capacidade Produtiva nas Empresas (coordenação FURB).
Os workshops buscam aproximar empresas e indústrias do setor de TIC aos núcleos de inovação tecnológica das instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), a fim de criar mecanismos que favoreçam a transferência de tecnologia, a realização de projetos conjuntos e o conhecimento das competências de cada parte.
A iniciativa também tem como objetivo integrar em rede dos softwares de gestão dos NITs, possibilitando a constante troca de informações e dados pelos participantes da rede, bem como criar um módulo de administração , além de aproximar as verticais de empresas ligadas à ACATE aos NITs e ICTs catarinenses.
Os workshops, voltados a empresas de TIC e Núcleos de Inovação Tecnológica, capacitarão empresas para a elaboração de projetos para captação de recursos e darão atendimento individual sobre projetos de inovação, orientando sobre questões práticas (como propor, para onde, quais as fontes). Também será possível conhecer as competências dos NITs, as demandas das empresas e estabelecer networking.
As inscrições são gratuitas, pelo e-mail rafaelb@ielsc.org.br e pelo telefone (48) 3332.3053, com Rafael.
O projeto SRI prevê workshops em nove cidades do Estado, com locais ainda a serem confirmados. Confira a programação:
Florianópolis – 04/07 – Vespertino
Lages – 17/07 Vespertino
Blumenau – 25/07 – Vespertino
Jaraguá do Sul – 26/07 – Matutino
Tubarão – 31/07 – Matutino
Criciúma – 31/07 – Vespertino
Joinville – 21/08 – Vespertino
Itajaí – 22/08 – Vespertino
Chapecó – 28/08 – Vespertino
Sobre o projeto de Fortalecimento dos SRI no Brasil
A proposta do projeto é aumentar a articulação entre os setores público e privado, para tornar as atividades de inovação, alvo de ações competitivas. A cooperação vai aproximar o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa das empresas, a fim de beneficiar todos os agentes envolvidos nos mecanismos de apoio à inovação, tanto na esfera regional, estadual quanto federal. Entre os objetivos está identificar ações e prioridades de intervenção na área de inovação no Brasil com a identificação das necessidades e das demandas das empresas nestes estados.
Fonte: ACATE /FAPESC
Data: 27.06.2013
Contato: Larissa Cabral <larissa@dialetto.com.br