Os acadêmicos e pesquisadores de botânica do Vale, estado e até de todo o país tem um novo aliado para suas pesquisas e trabalhos. O Herbário FURB (Dr. Roberto Miguel Klein) passa a disponibilizar material iconográfico (fotos) de suas espécies de plantas no site do programa Reflora, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Instituição se torna assim a primeira no país (com exceção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, responsável pelo site) a divulgar este material na página.
Com esta novidade, o processo de pesquisa e identificação das espécies mantidas pelo Herbário se torna mais dinâmico e prático, principalmente para quem reside muito longe da FURB, como destaca o curador do local, professor mestre André Luís de Gasper.
“Nosso herbário é muito visitado por pesquisadores de várias Instituições. Também fornecemos empréstimo das espécies para o mesmos em seus trabalhos, e com a disponibilidade do material no site se torna muito mais simples conseguir dados e referencias de determinada planta”, afirma.
Atualmente, 45 mil espécies estão conservadas no Herbário. Deste total, cinco mil já estão à disposição na pagina. “Com os trabalhos de recondicionamento e chegada de novas amostras, nossa intenção é disponibilizar todo o material no site até o fim do ano”, comenta Gasper.
“Todo este trabalho reflete o apoio incondicional do Inventário Florístico-Florestal do Estado de Santa Catarina, via FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
O programa Reflora é coordenado pelo CNPq e é uma iniciativa do governo federal. Tem como objetivo resgatar imagens de espécies da flora brasileira e informações a eles associadas. No arquivo estão amostras coletadas nos séculos XVIII, XVIX e parte do século XX (até 1970).
Herbário FURB
Criado em 1990, o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein é denominado em homenagem ao botânico, ecólogo e ex-professor da Instituição responsável pelo estudo da flora de Santa Catarina, caracterizando sua ecologia e vegetação particulares. O objetivo do local é de abrigar coleções das mais variadas espécies de plantas e estimular estudos referentes à biodiversidade da flora, em especial a encontrada no Parque Nacional da Serra do Itajaí, no Vale e em todo o estado.
A estrutura, localizada na Sala T-220 (Câmpus 1), possui 80m² e está constituída por uma sala de processamento e uma sala de coleção, com mais de 40 mil amostras. Também estão disponíveis no local uma xiloteca didática, coleção de musgos e o maior acervo de pteridófitas (samambaias e outras) do estado. O arquivo é informatizado e de fácil acesso para consultas, também sendo aberta a permuta, consulta, empréstimos e doações de novas amostras.
Além do programa Reflora, o Herbário está cadastrado junto ao Index Herbariorum, do Missouri Botanical Garden, e também a Rede Brasileira de Herbários.
Mais informações pelo telefone (47) 3221-0654.
Fonte: Notícias da FURB