Governador lança Programa Nova Economia@SC em Lages

31 de março de 2012

Lages (31/3/2012) – Na noite de sexta-feira (30), o governador Raimundo Colombo participou do lançamento do Programa Nova Economia@SC, na associação empresarial de Lages. O programa é resultado de parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Sustentável e o Sebrae. O objetivo é aumentar a inovação e dar competitividade à economia e aos setores industriais catarinenses. O Governo do Estado injetará R$ 50 milhões no Nova Economia@SC.

“É um projeto em que os resultados virão a médio e longo prazo. Para o governo, seria mais fácil usar o dinheiro que está sendo investido em obras físicas, mas queremos dar suporte à economia para garantir a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o governador, após assinar acordos de resultados com representantes dos setores econômicos da região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, acredita que o projeto irá revolucionar a economia de Santa Catarina. “É o início de uma virada na economia de Santa Catarina, apoiando quem precisa de apoio e semeando o crescimento do Estado”, destacou Bornhausen.

Cinco propostas darão alicerce ao programa. O projeto Polos Industriais visa fortalecer as médias e pequenas empresas. O Sebrae levará a aproximadamente 2,4 mil empreendimentos espalhados pelo Estado técnicas para aumentar a competitividade e orientações para facilitar o acesso a novos mercados.

O Programa Juro Zero, por sua vez, dá ao empresário a possibilidade de fazer empréstimos sem pagar juros. Lançado em novembro do ano passado, até o final de fevereiro o programa registrou 2.096 operações de crédito, com R$ 5,75 milhões emprestados. Já o projeto de Polos de Economia Verde focará na criação de novos negócios focados no uso de resíduos sólidos industriais para produção sustentável e redução do impacto ambiental das indústrias.

Por fim, os projetos de Desenvolvimento Territorial e Ilumina serão responsáveis pela elevação da qualidade de vida nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Desenvolvimento Territorial identificará onde e quais as melhores oportunidades para o nascimento de micro e pequenos empreendimentos sustentáveis, a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico. Estão previstas ações em oito territórios. E o Ilumina levará internet banda larga de qualidade para comunidades carentes.

Participaram do lançamento, ainda, o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini; a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani;  o presidente da SC Parcerias e secretário de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa; a deputada federal Carmen Zanotto; prefeitos e vereadores da região; empresários de vários setores; e representantes da sociedade civil organizada.

Informações adicionais:
Fábio Ramos