Semana de Ciência e Tecnologia será realizada em abril no CE

02.03.2010

Foi lançada oficialmente a II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Ceará (II CECTI&ES). O evento, que será realizado nos dias 8 e 9 de abril em Fortaleza, tem como uma das principais metas discutir o papel dos órgãos ligados ao setor nos próximos 20 anos, diante de um cenário em que o Ceará espera receber grandes investimentos de infra-estrutura, como a refinaria, a siderúrgica, uma usina de urânio e fosfato e unidades de produção de energia eólica em larga escala.

Segundo o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secitece), René Barreira, a conferência irá envolver todos o Sistema Secitece (veja lista abaixo) e pretende, também estimular a participação da sociedade. “Ela não será um evento de governo e sim de estado”, promete. Um dos principais esforços será o de definição de estratégias para que o Ceará não precise importar mão-de-obra qualificada para trabalhar nos grandes empreendimentos. O deputado Artur Bruno, também presente no lançamento, classificou a conferência como um “um momento histórico” para envolver outros setores na definição de políticas públicas de ciência e tecnologia.

Um fator que destaca esse esforço é a integração com outros eventos. Antes do encontro em Fortaleza, o governo do Estado irá realizar, ao longo do mês de março, conferências em Sobral (dia 3), Limoeiro do Norte (dia 10), Crato (dia 17) e Tauá (dia 24). De cada uma serão escolhidos 40 representantes para o encontro estadual. Além disso, a II CECTI&ES servirá como preparação para a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), prevista para maio próximo, em Brasília.

Tárcisio Pequeno, presidente da Funcap, destacou a importância dessa integração, lembrando que com a conferência estadual o Ceará se alinha ao novo momento do setor de C & T nacional, que deixou de ser considerada uma área periférica e hoje ocupa o núcleo das políticas governamentais. De acordo com ele, o tema, hoje, é compreendido como relevante e necessário para garantir a sustentabilidade do país.

Os organizadores informam que o público-alvo da conferência é composto por representantes de instituições governamentais e não-governamentais, de ensino superior e de ciência e tecnologia, além de empresários, parlamentares e gestores municipais. Para os interessados nos eventos regionais, cada um terá 150 vagas disponíveis. Já o estadual terá 300 vagas. As inscrições para ambos são gratuitas e podem ser feitas no endereço www.sct.ce.gov.br

Instituições que integram o Sistema Secitece
Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)