Livro reúne diversos aspectos sobre o desastre de 2008 no Vale

02.03.2010

No dia 2 de março na Assembléia Legislativa de Santa Catarina e no dia 9 de março na FURB acontece o lançamento do livro ‘Desastre de 2008 no Vale do Itajaí – Água, Gente e Política’   uma contribuição acadêmica de experientes técnicos e professores mestres e doutores da Universidade de Blumenau. A obra, organizada pelas professoras da FURB Lúcia Sevegnani e Beate Frank, está apoiada em análises, pareceres técnicos e estudos de pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, necessárias para uma compreensão ampla das causas que geraram aqueles eventos.

Dividido em 15 capítulos, o livro apresenta reflexões sobre a rotina em que se tornaram os desastres no vale do Itajaí, as condições que os favorecem, o descontrole urbano e a fragilidade das políticas ambientais e públicas. Analisa ainda aspectos geológicos, meteorológicos, ações de defesa civil, ações governamentais, a situação dos atingidos pelo desastre e os aspectos econômicos envolvidos. A obra reúne 21 autores/ professores da FURB, todos com grande conhecimento e prática nas questões relacionadas aos temas, que investigam a tragédia sob diversos aspectos.

Desastre de 2008 no Vale do Itajaí leva a chancela do Comitê do Itajaí e da FURB, e teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O lançamento será no dia 2 de março, às 18 horas, na Galeria de Artes da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. No dia 9 de março será em Blumenau, no Auditório Professor Padre Orlando Maria Murphy, Biblioteca Central, no câmpus 1 da FURB, às 19 horas.

Publicado: Comunicação e Marketing
Texto: Marta Raldes