As tecnologias e novas práticas que envolvem a captura de CO2 estarão sendo discutidas no curso, cujo tema é “Visão global de processos de captura de CO2 relacionados a combustão e gasificação de carvão mineral”. O evento ocorrerá de 10 a 14 de dezembro, no auditório V da SATC.
A instituição é a organizadora do curso, que conta com o apoio do Carbon Sequestration Leadership Fórum (CSLF) e do Global Carbon Capture and Storage Institute (GCCSI).
O curso faz parte de um programa de capacitação de brasileiros. Este programa tem por objetivo construir e desenvolver uma base de conhecimento sobre os processos de captura de CO2 ligados a combustão a gasificação de carvão mineral. O curso será conduzido pelos pesquisadores David Richard Luebke, James Charles Fisher II e Juan Eduardo Morinelli Sanchez, todos ligados ao Departamento de Energia dos Estados Unidos – Laboratório Nacional de Energia e Tecnologia (NETL).
O curso é voltado para profissionais da Indústria carbonífera, empresas ligadas ao setor de geração de energia, instituições de pesquisa, universidades, órgãos ligados ao governo, ONG’s e interessados em geral. O evento contará com tradução simultânea e as inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas on line até o dia 05/12 pelo Portal SATC (www.portalsatc.com), no ícone Inscrições abertas/ CTCL.
A SATC é uma das instituições de ensino e pesquisa que aprovaram projetos no Programa de Valorização do carvão Mineral apoiado pela FAPESC.