I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Fpolis integrou agentes da Capital da Inovação

Entre os dias 17 e 23 de outubro, foi realizada a I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Florianópolis. Com uma programação que reuniu eventos e ações de dezenas de instituições, a Semana divulgou a ciência, a tecnologia e a inovação em toda a cidade. A programação reuniu palestras, seminários, lançamentos, mostras, feiras e outros eventos promovidos por diversas instituições da cidade e pela Prefeitura de Florianópolis.

A programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi elaborada de forma colaborativa, integrando eventos de diversas instituições da cidade de Florianópolis. A programação integrada foi organizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, responsável pela coleta dos eventos e publicação da agenda no site da Prefeitura de Florianópolis.

Entre as instituições que enviaram a sua programação para a agenda da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia estão a UFSC, UDESC, IF-SC, ACATE, Fundação CERTI, IEL-SC, SENAI-SC, MIDI Tecnológico, Câmara de Vereadores, CIASC, FAPESC, FEESC, além de secretarias e órgãos da Prefeitura de Florianópolis. “A ação integrada e articulada entre as diversas Instituições que participaram da Semana demonstra na pratica que a gestão cooperada é um elemento essencial para o desenvolvimento da Capital da Inovação. Agradecemos a todos aqueles que participaram do esforço coletivo para desenvolver o projeto da Lei Municipal da Inovação e da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

Um dos eventos realizados durante a Semana foi o encaminhamento do Projeto de Lei Municipal de Inovação para a Câmara de Vereadores. Também foi realizada a II Mostra de Soluções Tecnológicas da Capital da Inovação, que reuniu gestores municipais e empresas de tecnologia para apresentar as necessidades do município e as soluções inovadoras oferecidas pelo polo tecnológico de Florianópolis. Outro evento da programação da Semana foi a cerimônia de premiação do Concurso Jovem Inovador, que estimulou os estudantes a criarem desenhos e vídeos sobre o assunto. Também foi realizada a formatura de 520 participantes dos cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital.

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi instituída pela Lei 8.503/2011, de 07 de janeiro de 2011 e aconteceu em paralelo a Semana Nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Realizada desde 2004, a Semana Nacional tem como tema principal de 2011 “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.

A Semana em 2012
A Prefeitura de Florianópolis submeteu ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) um projeto de captação de recursos para a realização da Semana de Ciência e Tecnologia de Florianópolis em 2012. A elaboração do projeto teve o auxílio do Escritório de Projetos PMO ESAG. O projeto aguarda aprovação para recebimento de recursos.

Fonte: Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável