Pesquisadores vão trocar experiências sobre biodiesel

01.07.2010
Programação preliminar inclui palestrante da Universidade do Havaí

A Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) promovem o Seminário Estadual de Pesquisa e Produção de Biodiesel, a ser realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no auditório da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), localizado na Rodovia Admar Gonzaga, 1347,
em Itacorubi, em Florianópolis.

A conferência inaugural do evento será sobre a situação atual e as perspectivas do programa de biodiesel do MCT, e deve iniciar por volta de 10h15 de quinta-feira*. Na seqüência, representantes de Minas Gerais vão explicar suas experiências sobre a produção deste combustível diesel feito principalmente a partir de óleo vegetal ou gordura
animal.

A realidade local da Rede de Pesquisa e Produção de Biodiesel em Santa Catarina é tema da palestra das 13h30 do dia 19, que será proferida pelo Dr. Zenório Piana, Diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc. A estruturação e qualificação da rede está sob coordenação da Fapesc, a qual financia pesquisas sobre a produção do biocombustível a partir de resíduos de gordura e plantas oleaginosas no estado, incluindo análises sobre o potencial delas para cultivo no território catarinense.

Uma das instituições que conduz os estudos é a Furb (Universidade Regional de Blumenau) e alguns resultados sobre os processos para produzir biodiesel a partir de resíduos gordurosos estarão em pauta às 14:30. Às 15h, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentará suas conclusões sobre o uso dos mesmos resíduos, porém com metodologias diferentes, para chegar também ao biocombustível.

Conseguir biodiesel a partir de remanescentes florestais é a proposta que a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) apresenta como alternativa econômica para a agricultura familiar catarinense, às 15h30. A programação da tarde será encerrada com debates, após uma palestra a respeito da experiência da Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina) na produção de biodiesel em Santa Catarina.

Na sexta-feira, às 9h ocorre uma exposição sobre o programa de biodiesel da Petrobras. Logo depois, o Dr. Edson Silva, Diretor Técnico-Científico da Epagri fala do potencial de produção de biodiesel de origem vegetal no estado. Às 10h45, entram em cena pesquisadores da UFSC e da Universidade do Havaí, para abordar o uso de microalgas em pesquisas com fins semelhantes.

O seminário é apoiado por entidades como Epagri, Embrapa, UFSC, Furb, Petrobras e Fetaesc. Para saber mais sobre o evento, entre em contato com Alexandre Conceição, Coordenador de Projetos da Fapesc, pelo fone (48) 3215 1236 ou pelo e-mail conceicao@fapesc.sc.gov.br.

*Toda a programação é ainda preliminar e poderá sofrer ajustes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support