01.06.2010
Com o objetivo de fomentar a inovação tecnológica em Santa Catarina, o Instituto Euvaldo Lodi promove o III Workshop de Gestão da Inovação, entre 7 e 9 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. As atividades dos dois primeiros dias são dirigidas aos representantes das instituições ligadas ao Pronit e as do último, abertas ao público (mediante inscrição).

O tema do evento engloba as redes de relacionamento e a cooperação para inovação. Em sua terceira edição, deve reunir empresários, gestores e profissionais especialistas em PD&I. O workshop será realizado com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Desta Fundação é o coordenador de projetos Randolfo Decker, que às 13h30 de terça-feira dará a palestra A organização inteligente: pensamento sistêmico, informação e conhecimento em rede. “A apresentação será toda com diagramas, biogramas, hologramas, figuras e pouco texto, que interagem entre si de forma dinâmica”, adianta Decker. “Ela vai tratar, em síntese, da relação entre informação, conhecimento, e o padrão que liga (ou sustenta) o conhecer compartilhado em rede (social), apoiado pelas tecnologias. Implica na compreensão e aplicação do pensamento sistêmico para compreendermos a complexidade e buscas soluções de problemas em todos os níveis da vida, pessoal e social.”

A programação também conta com minicursos, painel com cases das empresas Siemens, Weg e Colorminas e dos Núcleos de Inovação Tecnológica (Nits) da Universidade de Blumenau (Furb) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Está confirmada a presença de um professor da Universidade de Stanford, Dr. Richard Dasher.

As inscrições para o workshop podem ser feitas até o dia 3 de junho pelo site www.ielsc.org.br. Mais informações sobre a programação pelo site http://www2.ielsc.org.br/workshopinovacao/programacao.php, telefone (48) 3231-4619 ou pelo e-mail iel@ielsc.org.br.