Reuniram-se ontem, 01/04, no auditório da Incubadora CELTA, em Florianópolis, os contemplados na operação IV do programa Sinapse da Inovação, promovido pelo governo estadual por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
“No dia 12 de agosto de 2013, em Joinville, o governador Raimundo Colombo lançou um conjunto de editais públicos e hoje, 7 meses depois, cumprimos nosso compromisso de repassar ordens bancárias aos agraciados do Sinapse, cuja metodologia foi desenvolvida pela Fundação CERTI,” disse Sergio Gargioni, presidente da Fapesc e também do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Ele já sugeriu o modelo do Sinapse da Inovação a outros estados, dado que o programa é inédito no Brasil e sua quarta operação consolida o sucesso da iniciativa.
A reunião de hoje marcou o início da etapa de pré-incubação, quando os empreendedores receberão diversas capacitações para desenvolver seus produtos e seu Plano de Negócios, conquistar os primeiros clientes e atrair investidores. São 93 projetos empreendedores, eleitos entre 1.226 inscritos na primeira etapa do programa. Cada um dos vencedores recebeu R$ 50 mil da FAPESC para aplicar na estruturação de suas empresas e no desenvolvimento do produto ou serviço, além de até R$ 29 mil para serem utilizados em consultorias e cursos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC). A lista de contemplados foi anunciada em janeiro, e os vencedores tiveram até meados de fevereiro para constituir suas empresas.
Durante o evento também foi realizada a premiação para os vencedores da Bolsa de Valoração de Ideias (BVI), mecanismo similar a uma bolsa de valores, que visa promover a participação da comunidade no programa e incentivar o empreendedorismo inovador no estado. A operação IV do Sinapse contou com a participação de 1.839 investidores, que aplicaram um total de 15.282 créditos virtuais em 696 ideias inovadoras. A soma obtida com o produto dos créditos aplicados pelas respectivas notas das ideias formou a pontuação de cada participante. Os vencedores foram aqueles que melhor se alinharam aos resultados dos avaliadores do programa. Cada investidor recebeu um iPad como prêmio. Os sinápticos ainda assistiram a apresentações sobre a metodologia de apoio à pré-incubação e sobre os cursos do SEBRAE/SC. O encontro foi encerrado com um happy hour de interação.
Fonte: Primeira Via/CERTI